A reta final do BBB 2023, que consagrou a vitória da médica Amanda Meirelles, e a proximidade do último capítulo de Travessia, que saiu de cena com uma marca horrorosa, não foram suficientes para turbinar os índices de audiência da Globo em abril.
VEJA ESSA
O canal carioca fechou o último mês com 13,6 pontos na média-dia, faixa que vai das 7h à meia-noite, ante 5,3 da Record, 4,0 do SBT, 1,9 da Band e 0,4 da RedeTV!. Cada ponto equivale a 77 mil domicílios na Grande São Paulo.
Além de não atrair mais público com dois dos seus principais produtos em momentos decisivos, a Globo viu seu share (número de televisores ligados) cair de 32,4% em março para 31,6% em abril.
Mas se engana quem pensa que a briga pela vice-liderança ficou marcada entre Record e SBT. Isso é coisa de um passado remoto. Em abril, o streaming abocanhou respeitáveis 8,8 pontos de média e 20,4 de share.
Apesar de mínima, a queda da Globo acende uma luz amarela no momento em que os serviços on demand, onde se inclui também o Globoplay, avançam mais alguns degraus. Para se ter uma ideia do quadro geral, o streaming fechou abril com 65% da audiência da rede da família Marinho.
Pandemia fez evaporar audiência das emissoras
A pandemia de Covid-19 é vista por muitos executivos como a responsável por mudar o hábito do telespectador e afastá-lo de frente da TV.
Mas não apenas. A preguiça e o comodismo, materializados em reprises e enlatados, tomaram conta do horário nobre de emissoras como SBT, Record e Band, enquanto a RedeTV! passou a comercializar espaços a terceiros no prime time.
Na Globo, a edição deste ano do BBB jogou um balde de água fria nas expectativas do plim plim, uma vez que obteve média geral de apenas 18,8 pontos na capital paulista. Agora, o canal aposta todas as suas fichas em Terra e Paixão, nova novela das nove, e na reta final de Vai na Fé.
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].