Filhos da Pátria estreia na Globo com alusão ao governo Bolsonaro (Imagem: Reprodução / Globo)
A estreia da segunda temporada de Filhos da Pátria, na Globo, rendeu discussão entre os internautas na noite desta terça-feira (8). Com Fernanda Torres e Alexandre Nero como protagonistas, a trama de humor com doses de política fez alusão ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e até da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
VEJA ESSA
Desde a eleição do atual governo, a emissora carioca tem soltado críticas e alfinetadas contra Brasília, em sua maioria em programas de humor, como o Zorra. A nova série da Globo não foi diferente.
“Acabou a mamata”, “menino veste azul e menina veste rosa” e uma arma feita com a mão foram vistos no primeiro episódio da atração, em alusão aos governos que comandaram o país nesta década.
Em uma das cenas de Filhos da Pátria, militares cercaram o palácio onde vivia o presidente Washington Luís, com o objetivo de tirá-lo do poder, enquanto um dos tenentes da 1ª Brigada de Cavalaria declarava: “A nossa República caiu. Acabou a mamata, a corrupção, os conchavos, troca de favores, o cabide de empregos”.
Maria Teresa, papel de Fernanda, viu o filho com roupas femininas e ficou irada. “Deus, por que não me fulminas? Eu criei os meus filhos para serem cordeiros seus e eles se transformam em ovelhas negras. Menino veste azul, menina veste rosa”, provocou, em referência à ministra Damares Alves.
A mesma personagem lembrou do governo Dilma, quando soltou um “tchau, querido”, lembrando a frase dita pelo ex-presidente Lula (PT) por telefone com a então chefe de Estado: “E pode tirar um presidente assim só porque o povo quer? Adorei isso. ‘Não gostei de você, rua’.Tchau, barbado. Tchau, querido”.
Confira a repercussão na web:
A Fernanda Torres fazendo sinal da arminha do Bolsonaro numa minissérie de época kkkkkk
O shade sobre os pensamentos retrógrados é real. #FilhosDaPátria— Oi Oi Oi (@comentv) October 9, 2019
As referências críticas ao governo Bolsonaro e as lembranças ao governo Dilma são claras e bem colocadas. Claro, não concordo com toda a abordagem, mas é tudo bem sacado.#FilhosDaPatria
— Jorge Neto (@jorgealvneto) October 9, 2019
Bolsonaro pedindo a censura de #FilhosDaPatria em breve.
— Oi Oi Oi (@comentv) October 9, 2019
A GLOBO TÁ JANTANDO O GOVERNO BOLSONARO INTEIRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TO AMANDO #FilhosDaPatria
— luc ANTI-HERÓI (@stwrsdancing) October 9, 2019
É tanta asneira vinda da trupe do Bolsonaro que o Bruno Mazzeo conseguiu contextualizar adequadamente como humor e ironia #FilhosDaPátria
— Rafael Revadam (@rafaelrevadam) October 9, 2019
A Fernanda Torres fazendo um escárnio em cima de Bolsonaro e Damares. O Emmy é seu! Maravilhosa! Kkkkk #FilhosDaPatria
— Oi Oi Oi (@comentv) October 9, 2019
Mano, as referências ao Bozo, ao governo Dilma, a tudo… SENSACIONAL KKKK ME RACHEI!
A Fernanda Torres me fazendo lembrar dela nos Normais. ÍCONE! O @alexnero não fica pra trás tbm #FilhosDaPátria pic.twitter.com/Uvv18m52Fz
— Luke Winfalker ?️?✍️?️?️❤️ (@lukewinfalker) October 9, 2019
Série pra petista bater palma. Queria que criticassem a Dilma na época das pedaladas. Ou o Lula na época do mensalão. Onde vocês estavam? #FilhosDaPatria
— tiago (@tiago31474125) October 9, 2019
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].