Ex-roteirista da Globo, Mauricio Gyboski falou sobre a cena da personagem de Andréa Beltrão se masturbando em Um Lugar ao Sol. Mais do que uma defesa enfática para a cena da novela das nove, o escritor recordou uma situação semelhante vivida por Débora Duarte.
VEJA ESSA
Na novela Coração Alado, na década de 1980, Duarte foi protagonista de uma cena parecida. Naquela época, a novela virou alvo de protestos do público conservador. Curiosamente, 40 anos depois, a atriz aceitou o papel para ser a mãe de Rebeca, papel de Beltrão.
“Delicada a abordagem da masturbação feminina. Ainda tabu, como na 1980 de Coração Alado, quando a personagem de Débora Duarte se tocou. Não por acaso, a atriz vive a mãe de Andrea Beltrão. Catucha foi vingada e libertada da caretice 4 décadas depois”, declarou no Twitter.
Conservadores na web
Nos comentários, uma internauta ficou irada com a atuação de Beltrão. “Parece até uma afronta, colocaram no dia que a novela passa mais cedo, classificação etária não serve para nada”, atacou.
Mauricio questionou: “Por que a cena, tão delicada, te atingiu tanto? Explica aí, gata. Fiquei curioso”. A mulher não respondeu. Outro foi além e perguntou o motivo da apelação:
“Qual a necessidade disso? Não é querer ser pudico, mas esse tipo de cena seja homem ou mulher não tem a menor necessidade na TV aberta antes das 22h da noite. Apelação total”.
O ex-global reagiu: “Qual a necessidade? Talvez ajudar sua esposa, sua tia, sua mãe, que estão vivas, que ainda sentem prazer, mas vivem numa sociedade retrógrada, onde marido, sobrinho e filho consideram o prazer um tabu e querem limitar tudo que foge ao seu controle limitante”.
Confira:
Delicada a abordagem da masturbação feminina. Ainda tabu, como na 1980 de Coração Alado, quando a personagem de Débora Duarte se tocou. Não por acaso, a atriz vive a mãe de Andrea Beltrão. Catucha foi vingada e libertada da caretice 4 décadas depois.#UmLugaraoSol #AndreaBeltrão pic.twitter.com/SNnLogPqjG
— Mauricio Gyboski (@mauriciogyboski) November 25, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].