Exclusivo: Força de um Desejo substitui Chocolate com Pimenta no Canal Viva

Força de um Desejo
Malu Mader (Ester) em Força de um Desejo; novela de Alcides Nogueira e Gilberto Braga estreia no Canal Viva em dezembro (Imagem: Divulgação / Globo)

A novela Força de um Desejo (1999) vai substituir Chocolate com Pimenta (2003) no Canal Viva. A informação, obtida com exclusividade pelo RD1, consta em um estudo de grade do Viva para o segundo semestre; o mesmo documento traz a estreia da primeira temporada de Malhação 1995, na academia, em setembro.

Salvo alterações de última hora, a produção estrelada por Fábio Assunção e Malu Mader chega ao canal em dezembro, às 15h30 e 0h. Força de um Desejo está no radar do Viva desde 2019, quando chegou a ser anunciada como substituta de Vale Tudo (1988); o folhetim acabou preterido, sem maiores explicações, por Porto dos Milagres (2001).

Na trama, Fábio vive Inácio, filho do fazendeiro Henrique Sobral (Reginaldo Faria). Por discordar do modo como o pai trata a mãe, Helena (Sônia Braga), Inácio deixa a interiorana Ouro Verde para viver no Rio de Janeiro. Lá, apaixona-se por Ester Dellamare (Malu Mader), a mais famosa cortesã da então capital do Brasil.

Ao tomar conhecimento da paixão do neto por uma prostituta, Idalina (Nathalia Timberg) trata de separá-los, empurrando Inácio para Alice (Lavínia Vlasak), herdeira do maior desafeto de Henrique, Higino Ventura (Paulo Betti). O casamento fere o caçula de Sobral, Abelardo (Selton Mello), apaixonado pela moça. Eis que, tempos depois, é Inácio quem sucumbe ao ver o pai desposar Ester.

Desenvolvida por Alcides Nogueira e Gilberto Braga, a partir de sinopse escrita pelo primeiro, Força de um Desejo acertou em cheio a crítica. A audiência, porém, não correspondeu às expectativas da Globo – o horário das 18h padecia, naquele final de década, com vários insucessos.

A estreia de Força de um Desejo no Canal Viva está prevista para 21 de dezembro; a novela se estende até 10 de setembro de 2021. Antes, em 24 de agosto, o Viva lança Mulheres Apaixonadas (2003) às 23h. Em 10 de setembro, Sassaricando (1987) debuta às 14h30. O clássico de Manoel Carlos chega ao fim em 16 de abril do ano que vem; a comédia de Silvio de Abreu vai até dia 13 do mesmo mês.

Consultado, o Canal Viva informa que não há previsão para exibição de Força de um Desejo este ano. A conferir.

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.