Exclusivo: Globo vai exibir Combate ao Coronavírus por pelo menos mais um mês

Combate ao Coronavírus

Combate ao Coronavírus, com Márcio Gomes, permanece no ar pelo menos até 22 de abril (Imagem: Reprodução / Globo)

Lançado emergencialmente na última terça-feira (17), o jornalístico Combate ao Coronavírus vai permanecer no ar até, pelo menos, 22 de abril. Esta é uma decisão que já foi sacramentada pelo alto comando da Globo.

Em plano comercial, a emissora classifica o Combate ao Coronavírus como um “projeto de utilidade pública”. A cada edição do programa, o apresentador Márcio Gomes recebe dois especialistas no estúdio para tirar dúvidas da população.

Além disso, apresentadores e repórteres de todo o Brasil e do mundo trazem as últimas informações sobre o avanço da pandemia. A preocupação é repercutir estatísticas e orientações de maneira clara e didática.

Vale lembrar que, além desse projeto especial, a Globo intensificou o espaço destinado à informação. Na prática, telejornais locais e de rede tiveram o seu tempo de arte ampliado. De maneira geral, a emissora vem sendo bastante elogiada por sua cobertura. Como bem salientou o colega Arthur Vivaqua, as ações demonstram, mais uma vez, que a Globo está em outro patamar.

Convite ao anunciante do Combate ao Coronavírus

Comercialmente falando, uma inserção no intervalo do Combate ao Coronavírus assume o preço de tabela do Encontro com Fátima Bernardes em cada uma das praças.

Reconhecendo a importância do jornalismo como um instrumento de prestação de serviço, tanto a Globo como suas afiliadas, fazem um pedido às empresas. “Convidamos os anunciantes a envolverem-se na mesma sintonia. Esperamos que os comerciais locais possam, junto com o conteúdo Globo, somar forças, contribuindo nessa prestação de serviço à população”. 

A experiência de Márcio Gomes

Márcio Gomes

Experiente, Márcio Gomes poderia ser efetivado com Maju no Jornal Hoje (Imagem: Reprodução / Globo)

Fazendo uso das palavras do diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, Márcio Gomes é um craque. O elogio ao apresentador do Combate ao Coronavírus foi feito em comunicado interno.

O experiente repórter transborda segurança e credibilidade, seja na condução de reportagens ou na ancoragem de telejornais. Não que ele esteja sendo subaproveitado, mas quem acompanha TV concorda que ele merece mais oportunidades. Quem sabe como parceiro de bancada de Maju Coutinho no Jornal Hoje, reeditando a apresentação em dupla. O jornalístico – e o público – só tem a ganhar.

TV Clube em quarentena

TV Clube

Diagnóstico positivo de Marcelo Magno colocou toda a equipe da TV Clube em quarentena (Imagem: Reprodução / Globo)

Depois que o jornalista Marcelo Magno, do Piauí, foi diagnosticado com Covid-19, todos os funcionários da TV Clube entraram em regime de quarentena. Na prática, a exibição de conteúdo próprio está suspensa.

Em caráter excepcional, os telespectadores do estado estão assistindo, temporariamente, aos telejornais da Globo Nordeste, cuja sede fica em Recife. A TV Clube reforça seu compromisso com os anunciantes locais, reiterando que toda a entrega comercial está mantida.

Mais Você e Encontro

A confirmação de que o Combate ao Coronavírus continua no ar nos permite deduzir que Mais Você e Encontro permanecerão suspensos ao longo das próximas quatro semanas. Antes de deixar a grade, o Encontro festejou a marca de 2 mil edições na segunda-feira (16). De forma inédita, a atração foi exibida sem plateia.

A última vez que os matinais foram retirados da grade por um período consecutivo foi durante a Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia. Lá em seus primórdios, o Mais Você também já havia ficado fora do ar nos primeiros meses de 2001.

Foi a primeira grande reformulação da Globo na atração de Ana Maria Braga, que estreou em 1999. No retorno daquelas férias, a atração foi fixada na faixa onde permanece até hoje, sucedendo ao Bom Dia Brasil. Ao longo de duas décadas, porém, houve ajustes de horário.

Piero Vergílio
Escrito por

Piero Vergílio

Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.