Jornal Hoje
Marcelo Cosme vai apresentar o “Jornal Hoje” aos sábados (Imagem: Reprodução / Instagram)

A demissão de Dony De Nuccio, o remanejamento de Sandra Annenberg para o “Globo Repórter” e a entrada de Maju Coutinho como âncora titular não são as únicas novidades envolvendo o “Jornal Hoje”, que em abril completa 49 anos.

Esta coluna do RD1 apurou com exclusividade que o rodízio do telejornal aos sábados ganhará um novo integrante. Caberá a Marcelo Cosme, titular do “Em Pauta”, da GloboNews, e do “Brasil TV”, o “jornal das parabólicas”, a quinta vaga de plantonista do noticiário vespertino.

Marcelo, que desempenha a função de âncora há apenas 7 meses, vai se juntar a Zileide Silva, Márcio Gomes, Roberto Kovalick e Fábio William. A decisão foi tomada na semana passada por Ali Kamel, e só informada à redação na tarde de hoje.

A opção por Cosme causou ciumeira no jornalismo da Globo. Havia alguns nomes cotados para a função, como Mariana Gross, do “RJ 1”, Gloria Vanique, do “Bom Dia SP”, e Alan Severiano, repórter da Globo SP. Pesou a favor do profissional seu bom desempenho nos poucos meses como apresentador.

Com a escolha, Kamel resolve um problema de “repetição” que vinha atingindo o “Jornal Hoje” nos últimos sábados. Dos últimos 13 plantões, Zileide Silva apresentou quatro (8/6, 22/6, 13/7 e 17/8), Márcio Gomes (1/6, 20/7 e 3/8) e Fábio William (15/6, 27/7 e 24/8) três cada, Roberto Kovalick dois (29/6 e 10/8) e Dony De Nuccio, antes de ser demitido, um (6/7).

Próxima Parada

A presença de Márcio Gomes no rodízio do “Jornal Hoje” aos sábados, porém, não deve durar muito tempo. Conforme esta coluna noticiou com exclusividade no dia 12 de agosto, o jornalista é o mais cotado para a vaga de Dony De Nuccio no rodízio do “Jornal Nacional” no fim de semana.

Com a volta de Márcio ao noticiário do qual foi plantonista entre 2000 e 2013, uma nova vaga surgirá no rodízio do “JH”. A coluna apurou que, data hoje, Mariana Gross é a mais cotada, em caso de ascensão de Gomes.

A propósito, com Márcio Gomes no “JN” aos sábados, o “Jornal Hoje” não deixará de contar com sua presença. O profissional sempre dará as caras no informativo nas ausências de Maju Coutinho durante a semana, seja por férias, folga ou nas vezes que ela substituir Poliana Abritta no “Fantástico”.

E falando em Coutinho, a vaga de garota do tempo do noticiário de William Bonner e Renata Vasconcellos ainda segue em aberto. Mas, atenção: a disputa, que terá fim nos próximos dias, está entre Eliana Marques e Anne Lottermann.

Show da Vida

O jornalismo da Globo também aguarda com expectativa o anúncio do sucessor de Dony De Nuccio no “Fantástico”. Como se sabe, cabia ao ex-âncora do “JH” substituir Tadeu Schmidt na revista eletrônica. Conforme também informou com exclusividade esta coluna, Cesar Tralli é o mais cotado para o posto.

🔵Boletim RD1 💥 Notícias dos Famosos