Jenny Vai Casar: filme LGBTQ foi ao ar à tarde na Globo (Imagem: Divulgação)
Na tarde desta quinta-feira (6), a Rede Globo rompeu uma barreira importante ao programar a exibição de um filme LGBTQ na Sessão da Tarde. Jenny Vai Casar conta a história da personagem homônima, que sofre grande pressão da família para encontrar um marido e se casar.
VEJA ESSA
Mas os pais ainda não sabem que Jenny é lésbica e namora Kitty, que todos acreditam ser apenas uma colega. Quando revela sua orientação sexual, a família entra em crise. Mesmo assim, Jenny pretende se casar, com a aprovação dos pais ou não.
Trata-se da primeira vez que o amor entre duas pessoas do mesmo sexo é o tema central de um longa-metragem que vai ao ar à tarde. Apesar de exibir a campanha “Todos Pelo Respeito” em seus intervalos e de, gradativamente, tratar os relacionamentos homoafetivos de maneira mais natural, a exibição de um filme LGBTQ na Sessão da Tarde ainda era um tabu.
Isso porque a Globo restringia filmes com essa temática à madrugada. Foi o que aconteceu com o excelente Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. A produção brasileira sempre foi relegada ao Corujão ou a extinta Sessão de Gala, mesmo reunindo todas as características de tantos outros filmes que são repetidos a exaustão durante o dia.
A cena mais ousada, porém, sem nenhuma carga de erotismo, mostra o banho dos protagonistas em um vestiário. Com Amor, Simon também tem tudo para se tornar presença frequente nas matinês, tão logo chegue à TV aberta.
Para os leitores com pensamento mais conservador, fica a ressalva: nem todo filme LGBTQ contém cenas mais densas, que poderiam ser consideradas inadequadas para o horário. São as produções tipicamente água com açúcar, mas que levantam o debate pelo respeito a orientação sexual alheia, que merecem uma vitrine melhor.
De resto, valem os mesmos critérios e bom senso utilizados na escalação de qualquer outro título. Que a experiência de exibir um filme LGBTQ na Sessão da Tarde se repita mais vezes!
Novidades no Hoje em Dia
Apresentadores posam no novo cenário do Hoje em Dia (Imagem: Antonio Chahestian / Record)
Nesta sexta-feira (7), a Record reuniu a imprensa para apresentar as novidades no Hoje em Dia, que celebra seus 15 anos no ar em 2020. A começar pelo cenário, que une tecnologia e beleza.
A proposta é fazer com que o telespectador se sinta como se estivesse na sala de sua própria casa. A presença de uma plateia móvel, que poderá interagir com as pautas e quadros, é outra inovação.
Em termos de conteúdo, o destaque fica para a estreia de Hair. O reality comandado por Ana Hickmann vai ao ar às sextas-feiras. Ao longo dos dez episódios, cabeleireiros serão desafiados a demonstrar todo o seu talento, arte e técnica.
Vale a ressalva de que, além da exibição normal, de segunda a sexta, a revista eletrônica também passa a reforçar a programação dominical, a partir de 08 de março.
Vem Aí
Em nossa estreia aqui no RD1, nós antecipamos alguns títulos registrados pela Globo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Hoje, a jornalista Patrícia Kogut desfez parte do mistério.
Cara e Coragem é o nome da próxima novela de Cláudia Souto, a mesma autora de Pega Pega. A trama está programada para ir ao ar no primeiro semestre do ano que vem, após A Morte Pode Esperar.
Falando nisso…
A coluna continua de olho nas atualizações do INPI. Como noticiado pelo jornalista Flávio Ricco, Glória faz parte desses novos títulos. O que o respeitado colega não mostrou, porém, é que já houve a apresentação de um logotipo. Veja acima.
Com isso, tornam-se bastante remotas as chances de o nome ser utilizado para batizar uma novela. A identidade visual não costuma ser revelada com tamanha antecedência.
Finalmente, destaca-se que a Globo requereu os direitos sobre Help, Mãe. Tudo indica que se trata de um quadro ou projeto de afiliada.
Futebol em dose dupla
A presença do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio está sob risco. Para assegurar a classificação sem depender de nenhum outro resultado, o Brasil precisa vencer o clássico contra a Argentina. Válida pela última rodada do Torneio Pré-Olímpico, a partida está marcada para as 22h30 de Brasília.
Por conta do caráter decisivo, a Globo decidiu mudar a programação. O Domingão terminará pontualmente às 20h. Em seguida, o Fantástico irá até às 21h45, entregando o horário para o BBB 2020.
Sem conseguir patrocinadores, a transmissão do Oscar entra na sequência do futebol. Após o encerramento da premiação, a Globo exibe a reprise completa da cerimônia, com os vencedores de todas as categorias.
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.