Com uma falha absurda na novela Vale Tudo, a Rede Globo virou um alvo da Ordem dos Advgados do Brasil (OAB).

Isso porque, após a morte de Odete Roitman na última segunda-feira (6), a trama passou a discutir os desdobramentos jurídicos da da investigação de homicídio.
No entanto, a novela de Manuela Dias negligenciou a presença de advogados durante os depoimentos de personagens como Heleninha, Maria de Fátima, Marco Aurélio, César e Celina.
Para o Conselho Federal da OAB esse é um falha como grave.
De acordo com a Ordem, é necessário que todas as pessoas sejam acompanhadas por um advogado em depoimentos, interrogatórios ou audiências, garantindo assim um processo justo.
Ficção não é desculpa para erro absurdo

O conselho enfatiza que, embora Vale Tudo seja ficção, o respeito à Constituição é fundamental, refletindo normas aplicáveis na vida real.
“O direito à defesa é essencial a qualquer indivíduo”, destaca o órgão. A ausência de representação legal nesses depoimentos poderia invalidá-los, apontando um erro significativo para a novela das nove da Globo.
Até o momento, a emissora não se pronunciou oficialmente sobre as críticas da OAB.

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).