Após mais um transplante, Faustão passou a ser alvo de críticas e acusado de furar a fila do SUS. O apresentador foi internado no último domingo (25) por causa do agravamento da doença renal que sofre. Ele se submeteu à cirurgia de transplante de rim no dia seguinte.
Internautas, então, ficaram surpresos com a agilidade para realização do procedimento médico e novamente o acusaram de ter vantagens por ser famoso.
No entanto, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, isso não aconteceu. O jornal Extra apontou que, segundo a secretaria de saúde, são vários os critérios para a prioridade de pacientes.
Entre as possibilidades está a “impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal”.
Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são: “compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador”.
Faustão estava em que posição na fila do transplante?
A Central de Transplantes de São Paulo também revelou que o ex-apresentador da Band encontrava-se como o 13° paciente na lista para o transplante.
“Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização“, disse o órgão.
O transplante de rins que Faustão se submeteu foi feito depois de uma complicação da doença renal que o apresentador sofre.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.