Faustão é apontado como “prioridade” para receber órgão e motivo é revelado

Faustão

Faustão segue internado em hospital (Imagem: Reprodução / Band)

A situação de Faustão segue bem delicada. O apresentador está internado desde o começo do mês, mas no final de semana entrou para a fila única de transplante de coração.

A informação foi relatada no mais recente boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A unidade médica, onde o comunicador está internado há mais de 15 dias, comentou que houve um agravamento do quadro de insuficiência cardíaca do ex-Band.

O transplante é indicado quando o tratamento não é capaz de melhorar ou estabilizar a condição de saúde do paciente.

Existe uma fila para transplantes de órgãos em geral no Brasil. Ela é única e vale tanto para pacientes do sistema público de saúde quanto privado.

O Ministério da Saúde estabelece alguns critérios para colocar pacientes a serem prioridade na fila, que tende a respeitar a ordem cronológica de inclusão.

Alguns pacientes, porém, podem ser colocados como preferencial devido à gravidade do quadro clínico, como explicou a cardiologista Stephanie Rizk ao jornal O Globo.

“A lista é única e não tem favorecido em relação à classe social, por exemplo. O que torna o paciente prioridade é seu estado de saúde”, salientou.

Faustão tem prioridade?

A publicação ressaltou que Faustão está incluído na condição 3 de prioridade. Junto com ele estão outros pacientes internados com choque cardiogênico, que utilizam medicamentos intravenosos para ajudar o coração a bombear o sangue.

Apesar disso, é impossível prever quanto tempo de espera. Além da fila, existe também o fator para saber se o doador é compatível.

Stephanie Rizk comentou ainda que a fila é dinâmica. Ou seja, se houve piora no quadro de saúde de Fausto Silva, por exemplo, ele pode deixar a condição 3 de prioridade para a 2.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]