O BBB, responsável por inúmeros momentos marcantes na TV nos últimos 24 anos, virou alvo de discussões nas últimas semanas por conta de rumores envolvendo o fim do formato no país.
A Globo estaria disposta a abrir mão do reality show mais importante do país após uma série de polêmicas e pela saída de Boninho depois de 40 anos no canal.
No entanto, a emissora da família Marinho não confirmou o boato e já determinou a pré-produção da próxima temporada do BBB, com apresentação de Tadeu Schmidt e direção de núcleo de Rodrigo Dourado.
Faturamento
O BBB 2024 faturou mais de R$ 1,5 bilhão com a venda das cotas de patrocínio para diferentes marcas. O número recorde foi possível graças ao trabalho do departamento comercial antes e durante o programa.
A edição de 2023 contou com 13 cotas vendidas. Neste ano, o número subiu para 15. Os patrocinadores em questão se envolveram diretamente no investimento de produtos ou serviços.
Audiência
A audiência do Big Brother Brasil sofreu altos e baixos ao longo das 24 edições, mas apanhou mais nas últimas temporadas antes do início do novo formato com anônimos e famosos.
Neste ano, por exemplo, o programa completou 100 dias no ar com média de 20,2 pontos de audiência na Grande São Paulo, número alcançado por novelas das 18h e 19h.
O programa comandado por Tadeu Schmidt, mas que já pertenceu a Pedro Bial e Tiago Leifert, obteve índices mais positivos no início, com números na casa dos 40 pontos. A TV mudou nos últimos 20 anos, assim como a audiência e sua maneira de acompanhar um reality show.
Repercussão
O BBB se tornou o principal produto da Globo nos primeiros 4 meses do ano, com números expressivos na internet.
O programa deste ano obteve um engajamento explosivo: 4 milhões de pesquisas no Google e 19 milhões de menções nas redes sociais apenas no primeiro mês.
Trata-se de algo que nenhum programa dos canais concorrentes conseguiu em tão pouco tempo no ar e maior até que diversos programas da própria Globo.
Globoplay
A alta direção da Globo também tem levado em consideração o Globoplay na hora de discutir a manutenção do Big Brother Brasil na TV.
O streaming assegurou um aumento significativo no número de assinantes em janeiro deste ano, o maior desde o seu lançamento, em 2014.
O Big Brother Brasil se tornou a fonte de renda do Globoplay nos primeiros meses do ano, com alcance de público igual ou mais que canais da TV aberta.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].