Fim do BBB? 4 motivos pelos quais a Globo não quer de jeito nenhum isso

O BBB, responsável por inúmeros momentos marcantes na TV nos últimos 24 anos, virou alvo de discussões nas últimas semanas por conta de rumores envolvendo o fim do formato no país.

BBB
Tadeu Schmidt é apresentador do BBB desde 2022 (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo estaria disposta a abrir mão do reality show mais importante do país após uma série de polêmicas e pela saída de Boninho depois de 40 anos no canal.

No entanto, a emissora da família Marinho não confirmou o boato e já determinou a pré-produção da próxima temporada do BBB, com apresentação de Tadeu Schmidt e direção de núcleo de Rodrigo Dourado.

Faturamento

O BBB 2024 faturou mais de R$ 1,5 bilhão com a venda das cotas de patrocínio para diferentes marcas. O número recorde foi possível graças ao trabalho do departamento comercial antes e durante o programa.

A edição de 2023 contou com 13 cotas vendidas. Neste ano, o número subiu para 15. Os patrocinadores em questão se envolveram diretamente no investimento de produtos ou serviços.

Audiência

A audiência do Big Brother Brasil sofreu altos e baixos ao longo das 24 edições, mas apanhou mais nas últimas temporadas antes do início do novo formato com anônimos e famosos.

Neste ano, por exemplo, o programa completou 100 dias no ar com média de 20,2 pontos de audiência na Grande São Paulo, número alcançado por novelas das 18h e 19h.

O programa comandado por Tadeu Schmidt, mas que já pertenceu a Pedro Bial e Tiago Leifert, obteve índices mais positivos no início, com números na casa dos 40 pontos. A TV mudou nos últimos 20 anos, assim como a audiência e sua maneira de acompanhar um reality show.

Repercussão

O BBB se tornou o principal produto da Globo nos primeiros 4 meses do ano, com números expressivos na internet.

O programa deste ano obteve um engajamento explosivo: 4 milhões de pesquisas no Google e 19 milhões de menções nas redes sociais apenas no primeiro mês.

Trata-se de algo que nenhum programa dos canais concorrentes conseguiu em tão pouco tempo no ar e maior até que diversos programas da própria Globo.

Globoplay

A alta direção da Globo também tem levado em consideração o Globoplay na hora de discutir a manutenção do Big Brother Brasil na TV.

O streaming assegurou um aumento significativo no número de assinantes em janeiro deste ano, o maior desde o seu lançamento, em 2014.

O Big Brother Brasil se tornou a fonte de renda do Globoplay nos primeiros meses do ano, com alcance de público igual ou mais que canais da TV aberta.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].