Fotógrafo aciona Sonia Abrão na Justiça por fake news no A Tarde É Sua

Sonia Abrão
Sonia Abrão vira alvo de ação de fotógrafo (Imagem: Reprodução – RedeTV! / Montagem – RD1)

Sonia Abrão foi surpreendida com uma ação na Justiça movida pelo fotógrafo Antonio Carlos Rodrigues Gil. O profissional entrou com um processo no Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro na última segunda-feira (18), após uma fake news propagada pelo A Tarde É Sua, programa da jornalista na RedeTV!.

De acordo com as informações do site Notícias da TV, Antonio Carlos afirmou que foi vítima de uma notícia falsa envolvendo o seu nome e do jornalista Marcelo Cosme, da GloboNews, em abril, e exigiu da apresentadora uma indenização de R$ 41,8 mil por danos à imagem.

Além do valor, o fotógrafo exigiu um pedido de desculpas de dez minutos dentro do programa de fofocas. Nos dias 7 e 8 de abril, o nome dele foi mencionado por Felipeh Campos e indiretamente por Léo Aquilla.

Cosme foi alvo de um telespectador furioso em uma praia do Rio de Janeiro, no dia 7. O homem reprovou a ida do jornalista da GloboNews para uma corrida ao ar livre, ao mesmo tempo que tem feito pedidos diários na TV para que as pessoas fiquem em casa durante a quarentena.

“Quero filmar bem a sua cara, para mais tarde você dizer lá no GloboNews Em Pauta que é um absurdo as pessoas estarem na praia, né?”, debochou o rapaz, identificado como Alexandre Monteiro. A informação foi compartilhada pela jornalista Fábia Oliveira, do jornal O Dia.

Após o ataque, o famoso revelou que o rapaz estava o perseguindo há dois dias: “Você me respeita. Você está me perseguindo há dois dias. Não sou do grupo de risco”. “Ah, não é? Mas a população toda é? Não pode trabalhar, não pode fazer nada que você faz escândalo no GloboNews Em Pauta, né? Seu lacrador!”, reagiu o homem.

“O Gil Rodrigues, que foi o paparazzo que fez essas imagens, já estava perseguindo o Marcelo há dois dias. Estava indo atrás e querendo fazer esse flagra, ok. Eu acho que é o trabalho do nosso colega, mas é a pior forma de fazer”, disse Felipeh Campos, no dia 8.

“Acho que o Marcelo Cosme está errado, mas também acho que nada justifica a agressividade com a qual ele foi recebido na rua. Uma coisa é você usar o seu celular para denunciar uma atitude ou alertar a comunidade como um todo, outra é você vir com essa agressividade injustificável. Achei pesado”, comentou Léo. “Aí não pode, não gosto disso. Nós chegamos a discutir isso aqui ontem”, declarou Sonia.

Segundo apurado pelos jornais Folha de S. Paulo e O Dia e noticiado pelo RD1, quem hostilizou o global na rua foi um homem identificado como Alexandre Monteiro. “Na data do fato, Gil Rodrigues encontrava-se em isolamento, por apresentar sintomas compatíveis de Covid-19”, garantiu a defesa de Gil.

“Debilitado e angustiado, se viu obrigado a suportar pelas semanas seguintes um verdadeiro linchamento moral realizado por telefone e redes sociais, em decorrência da notícia exibida nos programas do dia 7 e 8 de abril”, completou.

Apenas no dia 10 de abril, após um pedido da AgNews, empresa onde Antonio trabalha, o programa confessou o erro. “Eu tenho uma errata sobre a questão do paparazzo Gil Rodrigues, da AgNews. Na verdade, aquele vídeo que passa o Marcelo Cosme correndo na orla do Rio de Janeiro, me passaram a informação que seria o Gil Rodrigues, nosso colega paparazzo que poderia estar fazendo alguns trabalhos pra AgNews. Na verdade, não é o Gil Rodrigues”, afirmou Campos.

“Realmente a própria AgNews se pronunciou falando que já faz algum tempo que ele não faz trabalhos com eles também. Na verdade, é um civil, comum, não é paparazzo e também não é o Gil Rodrigues”, corrigiu. “Então tá certo, devidamente esclarecida essa história”, finalizou Sonia Abrão.

Ainda de acordo com a reportagem, tanto a RedeTV! quanto a Câmera 5, responsável pela produção da atração, se manifestaram e disseram que ainda não foram notificadas, e assim, desconhecem o processo.

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

WordPress Lightbox