Gilberto Braga deixa duas novelas inacabadas para a TV

Gilberto Braga
Gilberto Braga deixou as duas novelas inacabadas para a Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

A morte de Gilberto Braga, nesta terça-feira (26), aos 75 anos, pegou a todos de surpresa. O autor deixou duas novelas inacabadas para a Globo. Segundo informações do jornal O Globo, uma trama, já adiantada, seria para o horário das 18h.

O folhetim seria Feira das Vaidades, que se inspiraria na obra literária homônima (Vanity Fair, no título original) escrita por William Makepeace Thackeray (1811-1863). A produção, idealizada em parceria com a roteirista Denise Bandeira, já tinha cerca de 80 capítulos prontos.

A publicação contou que a história acompanharia os altos e baixos de uma jovem ambiciosa que se casa com um homem rico apenas por interesse financeiro. Logo após o matrimônio, o marido da moça vai à falência, e a protagonista vê seus planos fracassarem.

Além da Feira das Vaidades, Gilbeto Braga também já tinha feito um esboço que seria utilizado para às 21h. O diretor Dennis Carvalho, parceiro profissional de longa data do autor, também participava desse processo, ainda em fase inicial, ressaltou o Extra.

O famoso chegou a escrever, nos últimos tempos, uma minissérie sobre Elis Regina, na época que Silvio de Abreu era o responsável pela Teledramaturgia, mas a produção foi cancelada por causa de uma versão do filme de Hugo Prata, exibida em capítulos, o que foi reprovado pelo autor.

Ele é um dos maiores nomes da televisão brasileira, sendo autor de novelas como Vale Tudo (1988), Dancin’ Days (1978) e Celebridade (2003).

O novelista sofria do Mal de Alzheimer e estava afastado da TV. A última novela inédita exibida pela emissora foi Babilônia (2015). Braga está no ar atualmente no canal Viva, com a reprise da novela Paraíso Tropical (2007).

Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Ele era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Ele e o marido ficaram noivos no dia 26 de dezembro de 2013 na cidade de Paris, celebrando esta ocasião no restaurante L’Entrecôte. Vieram a oficializar a união na data de 22 de março de 2014, no próprio apartamento de ambos, no Arpoador, no Rio de Janeiro.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›