Gilberto Braga viveu grande história de amor por quase 50 anos; relembre

Gilberto Braga oficializou união com Edgar Moura Brasil. (Foto: Bruno Astuto/Arquivo)

O novelista Gilberto Braga, que morreu aos 75 anos nesta terça-feira (26), criou inúmeros casais na teledramaturgia. O que pouca gente sabe é que ele próprio era casado e teve uma linda história de amor com o decorador Edgar Moura Brasil durante quase 50 anos! Os dois subiram ao altar em 2014, após 41 anos de relacionamento. Na ocasião, eles assinaram um contrato de união estável em uma celebração no apartamento onde moravam, no Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro.

Na festa, os dois vestiram branco e fizeram questão de receber os convidados na porta. A cerimônia – conduzida pela juíza Maria Vitória Riera – contou com a presença de grandes celebridades, a exemplo de Gloria Pires, Fernanda Montenegro, Dennis Carvalho, Deborah Evelyn, Nazaré e Oskar Metsavaht, Lilibeth Monteiro de Carvalho e Silvio de Abreu, entre outros.

Antes de Gilberto sofrer com o Mal de Alzheimer, os dois compartilhavam a rotina nas redes sociais. A última postagem do casal no perfil de Edgard foi feita em 11 de outubro de 2016 durante uma viagem a Nova York.

 

Gilberto era um dos maiores nomes da Rede Globo, sendo autor de novelas como Vale Tudo (1988), Dancin’ Days (1978) e Celebridade (2003). A última novela inédita assinada por ele exibida pela emissora foi Babilônia (2015). Ele está no ar atualmente no canal Viva, com a reprise da novela Paraíso Tropical (2007), e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, com infecção generalizada.

A atriz Beth Goulart homenageou o amigo nas redes sociais. “O Brasil perde um grande autor. Muito triste com a perda de Gilberto Braga! Um autor maravilhoso que faz parte das nossas vidas com suas novelas tão impactantes e modernas, marcando épocas com seus personagens e suas histórias refletindo a alma dos brasileiros nos sonhos, nas vilanias, nas ousadias nas ambições. Você conseguiu mostrar a pluralidade dos sentimentos em seus personagens cativantes e carismáticos. Um mestre da dramaturgia”, escreveu.

Patrícia Pillar foi outra que postou homenagens ao autor. “Muito triste com a partida do meu querido amigo Gilberto Braga. Criador de grandes e inesquecíveis personagens que viverão pra sempre em nossos corações. Descanse em paz”, homenageou.

O ator José de Abreu lembrou dos papéis criados pelo escritor. “Não, mais um amigo morre! Gilberto braga, mais um personagem da minha ABREUGRAFIA que não vai ler. Fiz dele CORPO A CORPO, ANOS DOURADOS, O PRIMO BASILIO… como te amo, gênio! Deus te receba com pompas e loas! RIP”, postou.

MAIS LIDAS

Henrique Brinco
Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. É colaborador do RD1 desde 2012, onde já foi responsável pela editoria de Famosos e autor da coluna Por Trás da Mídia. É fã número 1 de reality shows. Fala besteira no Twitter (@brinco) o dia todo também!
Veja mais ›