Globo acusa Marcelo Crivella e expõe esquema para atacar repórteres

Globo

RJ2 exibiu reportagem contra o grupo Guardiões do Crivella (Imagem: Reprodução/ Globo)

A Globo partiu para o ataque contra a Prefeitura do Rio nesta segunda-feira (31). O RJ2 expôs um esquema montado por funcionários de Marcelo Crivella (Republicanos) para impedir denúncias e reclamações na porta dos hospitais.

Segundo a reportagem do telejornal – exibida também nos noticiários nacionais da emissora -, um grupo é pago para vigiar a porta de unidades municipais de Saúde, para constranger e ameaçar jornalistas e cidadãos que denunciam os problemas.

Além disso, a Globo teve acesso à grupos em WhatsApp – um deles é chamado de Guardiões do Crivella – que reúnem esses funcionários. Os intimidadores são coordenados pelo aplicativo, através dos quais há controle rígido de escala e horário, com direito a “ponto” por meio de selfie no posto de trabalho.

Inclusive, entre os participantes de um dos grupos, está o número de telefone em que aparece registrado como sendo do próprio prefeito, Marcelo Crivella. “O prefeito, ele acompanha no grupo os relatórios e tem vezes que ele escreve lá: ‘Parabéns! Isso aí!’“, desabafou um dos participantes à emissora.

Pagos com dinheiro público, os funcionários são orientados para atrapalhar reportagens, por meio de intimidação direta do contribuinte que estiver fazendo a reclamação e da equipe de jornalismo.

O canal carioca até lembrou três ocasiões em que houve “invasões” e que a reportagem teve que ser interrompida por causa dos gritos de “Globo Lixo” ou ataques contra pacientes dos hospitais.

Na última quinta-feira (27), por exemplo, o grupo responsável por “guardar” o Hospital Rocha Faria, se atrasou e o repórter Ben-Hur Correia conversou com os pacientes do local sobre a demora no atendimento, que no dia chegou a até cinco horas.

No WhatsApp, houve até bronca. “Quem está no Rocha? Gente, muito triste, não derrubamos a matéria (…) Não pode haver falta, nem atraso. Falhamos no Rocha Faria. Inaceitável”, disparou um membro do grupo identificado como ML.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]