Globo anuncia dança das cadeiras no Jornalismo, com saída de Ali Kamel e promoção de novos nomes

Globo
Ali Kamel ganhará nova função dentro da emissora (Imagem: Divulgação / Globo)

O Jornalismo da Globo passará por novas mudanças em seu alto escalão a partir de janeiro de 2024. A emissora anunciou que uma danças das cadeiras ocorrerá após a saída de Ali Kamel da direção geral.

O atual chefão do setor passará a ocupar a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, presidido por João Roberto Marinho.

A decisão foi solicitada pelo próprio Ali Kamel, que está há mais de 10 anos no cargo de diretor geral. Em nota, a emissora informou também que o executiva deseja deixar as atividades diários depois de 34 anos no Grupo Globo.

Com isso, a partir de janeiro do próximo ano, Ricardo Villela será o novo diretor geral de Jornalismo da Globo. O profissional vinha atuando como diretor-executivo de Jornalismo e é parceiro de Ali desde 2005, quando chegou no grupo.

O novo chefão do setor já foi editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, coordenou o Jornal Nacional, chefiou a redação de São Paulo e dirigiu a redação de Brasília e ocupava.

O seu posto na diretoria-executiva de Jornalismo será comandado por Miguel Athayde, atual diretor da GloboNews. Ele é o esposo de Renata Vasconcellos.

A dança das cadeiras fica completa com a ida de Vinícius Menezes, atualmente diretor regional de jornalismo no Rio de Janeiro, para o comando da GloboNews, e com Marcio Sternick na liderança da redação no Rio.

Herdeiro da Globo se manifesta sobre mudanças

Em comunicado, o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, salientou que as mudanças ocorrerão em função do pedido feito por Ali Kamel em julho do ano passado.

“Passada a surpresa inicial, já que Ali está no auge de sua capacidade de pensar jornalismo e gerir redações, procuramos entender suas motivações”, afirmou o empresário.

O herdeiro da emissora salientou: “Ali sempre foi um companheiro sereno, íntegro, decisivo. Ao longo dos últimos 22 anos, coordenou a cobertura de seis eleições presidenciais e cinco eleições municipais”.

“Durante os próximos meses, Ali, Villela e Miguel trabalharão juntos na transição. Em meu nome e da minha família, agradeço ao Ali pelos anos de dedicação e empenho que tanto nos ajudaram a escrever a história da Globo até aqui”, encerrou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]