Globo compra nova tecnologia para eventos ao vivo

Globo
Globo compra nova tecnologia para eventos ao vivo (Imagem: Reprodução / Globo)

Com muitos planos para o futuro, a Globo está investindo pesado para conseguir novas tecnologias para um trabalho ainda melhor. Agora, a emissora acabou de fechar com uma empresa especializada na indústria de mídia e entretenimento, tudo para ter acesso a uma plataforma ainda inédita no Brasil.

De acordo com o site Notícias da TV, se trata da Grass Valley, que permite transmissões ao vivo através da tecnologia de nuvem online. Por conta disso, a maior emissora do país conseguirá economizar custos para os eventos ao como os programas jornalísticos, shows e até o futebol.

Os executivos visaram na sustentabilidade para fechar o negócio. O software usado é o HV AMPP – Plataforma de Processamento de Mídia Ágil. Ainda segundo o site, outras emissora grandes fora do país já usam esse serviço. Na Globo, a ideia é que ele seja usado ainda neste ano para mais de 200 transmissões.

Veja Também

O GV AMPP é a primeira plataforma de SaaS (software as a service) baseada na nuvem para a produção de eventos ao vivo no mundo. Os custos desse trabalho são diminuídos por conta da quantidade de equipamentos que são necessários.

Globo ficará livre de sistemas baseados em muitos equipamentos

“Ele foi desenvolvido especificamente para libertar as empresas de mídia da dependência de sistemas baseados em hardware e acelerar sua migração para a nuvem”, pontuou a empresa. Eles prometem até mesmo a diminuição do delay, que faz a imagem chegar ainda mais rápida para o telespectador.

“Nosso objetivo é otimizar nossa infraestrutura tecnológica e gerar novas oportunidades de negócios por meio de uma plataforma escalável”, informou o diretor de Infraestrutura e Segurança da Globo, Mauricio Felix.

“Tem sido uma jornada de aprendizado e colaboração entre a Globo e a Grass Valley para alcançar a plataforma certa, o modelo operacional e a maturidade do modelo de negócios para nossos eventos ao vivo”, continuou o executivo. A empresa em questão já trabalha com a emissora desde 2019.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›