Globo diz que Bolsonaro antecipa debate e passa a divulgar pesquisa eleitoral

Globo
William Bonner na edição de quinta-feira (24) do Jornal Nacional; emissora agora passará a divulgar as pesquisas (Imagem: Reprodução/ Globo)

A Globo decidiu quebrar uma regra bem antiga. Nesta quinta-feira (24), os telejornais do canal carioca divulgaram uma pesquisa do instituto Ipec que mostra que, se a eleição fosse hoje, Lula teria 49% dos votos no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro, 7% de Ciro Gomes, 5% de João Doria e 3% de Luiz Henrique Mandetta.

A emissora declarou para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que a atitude foi tomada porque o próprio presidente Jair Bolsonaro já está em campanha para 2022 e não tem escondido isso de ninguém.

Nas últimas semanas, o político tem participado de motociatas e feito comícios em inaugurações de obras pelo país, além de dar declarações como “pode Jair se acostumando”, “me aguardem em 2022” e “a gente se encontra em 2022”.

“A pesquisa foi divulgada porque o próprio presidente, com slogans e declarações, antecipou o debate sobre a eleição de 2022. Os números hoje são notícia”, declarou a Globo, em nota.

“A partir de agora, a Globo passará a divulgar as pesquisas do Datafolha e Ipec, instituto fundado por executivos do antigo Ibope Inteligência, que dispõe do know-how necessário”, completou o veículo de comunicação.

Tradicionalmente, o canal sempre evitou as pesquisas ou sondagens eleitorais antes da definição do calendário oficial do pleito. Em maio passado, por exemplo, a emissora não divulgou uma pesquisa do Datafolha e até chegou a ser criticada. Porém, quase um ano e meio antes das eleições, a situação agora é diferente.

De acordo com a pesquisa do Ipec, se considerados os votos válidos, o ex-presidente petista teria 56% das intenções e venceria já no primeiro turno. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), ficaria em segundo lugar, com 23% dos votos totais e 26% dos válidos.

O Instituto ouviu presencialmente 2.002 eleitores brasileiros em 141 cidades do País entre 17 e 21 de junho. A margem de erro de dois pontos percentuais.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›