Globo é alvo de decisão dos brasileiros em pleno fim de ano de 2025

O final de 2025 tem mostrado um cenário preocupante para a Globo, com uma queda significativa na audiência no período de festas. 

Globo
Globo vê queda na audiência (Imagem: Reprodução / Globo)

Como é comum durante o verão, o número de televisores ligados diminui consideravelmente, especialmente em dezembro, quando o clima festivo, as viagens e o calor convidam as pessoas a saírem de casa e aproveitarem as férias.

Queda no Ibope da Globo

Na segunda-feira, 22 de dezembro, a Globo viu suas audiências no horário nobre despencarem em comparação aos números de semanas anteriores. A informação é do Terra.

A novela Três Graças, que estava com médias de 22,5 pontos em 15 de dezembro e 23 pontos no dia 8 do mesmo mês, caiu para 20,2 pontos.

O Jornal Nacional, que também costumava registrar números robustos, viu sua audiência cair de 23,4 pontos no dia 15 para 19,3 pontos na segunda-feira (22).

Essa queda na audiência não se restringe ao horário nobre. Na média dia (das 7h à meia-noite), a Globo perdeu 2 pontos comparado à mesma data na semana anterior.

Essa redução impacta diretamente os resultados da emissora na Grande São Paulo, um dos maiores mercados de TV do Brasil.

Impacto do consumo sob demanda

A migração do público para plataformas de streaming e conteúdos sob demanda parece ser um dos principais fatores para essa queda na audiência.

Três Graças vê queda na audiência (Imagem: Divulgação / Globo)
Três Graças vê queda na audiência (Imagem: Divulgação / Globo)

O fim do ano, com suas festividades e viagens, só intensifica esse movimento. O público parece estar mais disposto a aproveitar as vantagens do consumo de conteúdo de forma flexível e sem a rigidez dos horários fixos da TV aberta.

Além disso, as redes sociais e vídeos curtos estão ganhando cada vez mais espaço, com o público preferindo conteúdos rápidos e interativos.

A televisão, tradicionalmente voltada para conteúdos programados e fixos, tem perdido terreno para essas novas formas de entretenimento, especialmente em um período em que as pessoas estão menos atentas às suas rotinas diárias.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]