Globo é multada pela Justiça por racismo em programa de humor

Globo

Grupo Globo é multada pela Justiça por racismo no Jornal Sensacionalismo, do Multishow (Imagem: Divulgação)

O Grupo Globo precisou desembolsar R$ 88 mil para pagar uma multa após caso de racismo. A decisão foi tomada pela Justiça de São Paulo, segundo informações do UOL.

A atitude ocorreu depois da denúncia por discriminação racial motivada por um episódio do humorístico Sensacionalista, do Multishow, que relacionou um cachorro à religião de matriz africana candomblé.

O episódio polêmico foi exibido nos dias 26 e 28 de outubro de 2013. Na ocasião, o animal, com vestimentas brancas, era tratado pela sua tutora e pela comunidade local como um animal especial, já que ele “recebe entidades”, ”prevê o futuro” e “joga búzios”. O cachorro foi denominado “cãodomblé”.

A publicação informou que a denúncia foi feita pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI) à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Em outubro do ano passado, a emissora até conseguiu vencer o processo que tinha na Justiça por causa da denúncia com o programa do Multishow.

Na época, o juiz Jose Eduardo Cordeiro Rocha, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo alegou que, entre liberdade de na na arte em relação a crenças religiosas de fato causam polêmica com alguma frequência, e cabe ao Judiciário contrabalançar direitos e possíveis tensões existentes.

O juiz ainda disse, segundo a publicação, que “proibições de conteúdos artísticos devem ser restritas a situações excepcionalíssimas, para que não se incorra no risco de realizar a censura do conteúdo da livre manifestação artística, o que é vedado pela Constituição Federal”.

Globo “faz um pix” errado e entra na Justiça

A Globo, recentemente, iniciou uma briga na Justiça por uma fortuna que perdeu recentemente. A emissora tenta reaver na R$ 318 mil depositados na conta de um homem. O motivo seria um pagamento feito para Marcos Antônio Rodrigues dos Santos, que não era quem receberia o valor.

A informação foi confirmada pelo site Notícias da TV, que destacou que, após o depósito, o homem deu entrada na compra de uma casa. Tudo ocorreu em 27 de dezembro de 2021, período em que eles estariam celebrando um acordo trabalhista e, mediante decisão judicial, teriam depositado o valor naquele dia.

Porém, um “lapso” fez um profissional depositar o valor na conta errada. Marcos Antônio acreditou ter recebido uma promoção e usou o dinheiro para dar entrada em uma casa logo após o ano-novo.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.