Globo e SBT reclamam de valores cobrados para exibir jogos da Seleção

Jogos da Seleção Brasileira entram na disputa entre Globo e SBT (Imagem: Divulgação / Globo)

Os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 só começam no próximo mês, mas a disputa pela transmissão das partidas já acontece há muito tempo. Mesmo sem sucesso nas negociações nas primeiras rodadas, Globo e SBT ainda possuem interesse nos jogos fora de casa da Seleção Brasileira. O único impasse é o valor cobrado para a exibição.

Segundo o UOL Esporte, a emissora carioca tem reunião marcada na semana que vem com a Mediapro para discutir a questão. Ainda existe um otimismo para a exibição da partida contra o Uruguai, prevista para ocorrer em meados de novembro. O principal motivo da boa avaliação na emissora são os valores mais baixos que a empresa espanhola que vende os direitos terá que praticar.

Outro ponto que a Globo também acha que lhe ajudará nas negociações é a diferença de audiência do jogo na Bolívia em relação ao que o Peru marcou na TV Brasil. Em São Paulo, a goleada brasileira contra a seleção boliviana marcou 27 pontos de audiência na capital paulista.

Comparando-se com o jogo na estatal, a audiência foi bem menor. Peru x Brasil marcou apenas 3 pontos de média com picos de 4. Mesmo que o número seja excelente para os padrões da TV do Governo Federal, que alcançou a maior audiência desde sua fundação, em 2007, no principal mercado de televisão do país, a TV Brasil ficou apenas em quarto lugar, perdendo para a própria Globo, além de Record e SBT. Isso pesa na negociação, ainda mais se tratando de Seleção.

Já o canal de Silvio Santos, mesmo passando por crises que resultam na dispensa de profissionais de diversos setores, também busca eventos para aumentar sua interação na área esportiva. Quem está conversando diretamente com a Mediapro é o vice-presidente da emissora, José Roberto Maciel, que tem autorização para ir atrás de direitos.

O grande impasse no momento para o SBT também é o valor pedido pela Mediapro. Pelo pacote total, a empresa pediu US$ 20 milhões. Esse valor é abaixo do mínimo garantido pelos direitos da Libertadores para a Conmebol, na casa dos 15 milhões de dólares.

Cabe ressaltar que a Globo já tem os direitos de 18 jogos em casa do Brasil e da Argentina nas Eliminatórias da Copa. Ou seja, o maior clássico sul-americano será exibido só em TV aberta e no SporTV.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.