Globo passa sufoco em agosto interminável com novelas abaixo da média

Globo
Alexandre Nero (José Alfredo) em Império; faixa das 21h da Globo perde audiência em um ano (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo não está no seu melhor momento após o balanço dos números de agosto. A audiência do canal da família Marinho está bem inferior ao registrado no mesmo período do ano passado. O principal fator pela redução dos índices tem explicação: as reprises das novelas.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), de acordo com informações do Notícias da TV, a Globo marcou 14,1 pontos de média entre 7h e meia-noite.

Em 2020, o Plim Plim atingiu 15,4 pontos. A queda maior ficou nos períodos tarde e noite. Pela manhã, com uma ajuda significativa das Olimpíadas de Tóquio, o crescimento da faixa foi de 16%.

Na média noite, a Globo saiu de 23,5 para 20,6 pontos de média com as exibições das novelas, Jornal Nacional e da linha de shows após o folhetim das nove.

Vale lembrar que a Globo exibiu no mesmo período do ano passado a primeira leva de reprises às 18h, 19h e 21h. No horário nobre, Fina Estampa ocupou a vaga deixada por Amor de Mãe, elevou a média do horário para 33,6 pontos na Grande São Paulo e surpreendeu a diretoria. Um ano depois, com Império, a média caiu para 27,0 pontos.

A novela das 19h, por sua vez, foi a maior decepção e motivo de preocupação. Com Totalmente Demais, a faixa ficou estável com 29,5 pontos de média. Com a edição especial de Pega Pega, o número caiu para 22,6 pontos, o pior resultado desde 2015.

Na Grande São Paulo, a Globo caiu de 16,1 para 14,3 pontos na média-dia. 11% a menos. Na média das 18h00 às 23h59, o tombo foi maior, 16%, de 25,3 para 21,3 pontos de média.

A Record fez o caminho contrário e cresceu. Enquanto a Globo desceu a ladeira, assim como SBT (-9%) e Band (-6%), o canal do bispo Edir Macedo subiu 8% no mercado nacional, de 5,3 para 5,7 pontos, e 10% no mercado paulista, de 5,5 para 6,1 pontos. Na faixa noturna, o aumento foi de 26%, de 6,6 para 8,3 pontos, em São Paulo, e de 23%, de 6,1 para 7,5 pontos, no PNT.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›