Globo perdeu 1, 2, 3 e até 5 narradores em menos de 2 anos; veja a lista

Galvão Bueno
Galvão Bueno deixou a narração da Globo após mais de 40 anos de trabalho (Imagem: Divulgação / Globo)

Nos últimos dois anos, a Globo perdeu nomes importantes do seu time de narradores. Profissionais considerados intocáveis deixaram o canal mais importante do país por motivos diversos, mas todos causaram um grande impacto.

O primeiro deles: Galvão Bueno. Principal narrador do canal da família Marinho desde a década de 1980 saiu pela porta da frente. O seu último trabalho foi na Copa do Catar, em 2022, aos 73 anos.

Com um contrato com a Globo mais ligado ao entretenimento nesta nova fase, Galvão ganhou a liberdade de criar o seu próprio canal no YouTube.

Alguns meses depois de Galvão, a emissora líder de audiência não renovou com Cleber Machado. O narrador perdeu espaço na casa, sentiu isso, e numa conversa franca com a direção entendeu que estava fora dos planos.

Após a dispensa em março de 2023, Cleber fez a grande final do Paulistão, na Record, assumiu um compromisso com o Prime Vídeo e, mais tarde, foi contratado pelo SBT para ser a voz principal da Champions League e da Copa Sul-Americana.

SporTV sente mais perdas de narradores do que a Globo

A lista cresceu com Jota Júnior. Depois de quase 24 anos como funcionário da casa, o narrador também foi despedido em março de 2023. O locutor, no auge dos seus 75 anos, não retomou o trabalho na TV após a demissão da Globo.

Conhecido pelo trabalho na Globo Nordeste, Rembrandt Júnior limpou sua mesa de trabalho pela última vez em agosto de 2023. A alta direção encerrou o vínculo com o jornalista depois de 23 anos de serviços prestados.

O último foi anunciado há poucos dias: Milton Leite. Nome do SporTV desde 2005, o comunicador de 65 anos pediu para sair há alguns meses, o que deu tempo para o veículo de comunicação acertar com Paulo Andrade.

Milton entrou em acordo com a diretoria e conquistou o direito de se despedir do público durante os Jogos Olímpicos de Paris.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].