Globo prepara remake de Amor com Amor se Paga, clássico de Ivani Ribeiro

Amor com Amor se Paga
Ary Fontoura (Nonô Corrêa) em Amor com Amor se Paga; novela de Ivani Ribeiro ganha remake (Imagem: Divulgação / Globo)

Diretor do departamento de dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu encomendou o remake de Amor com Amor se Paga (1984), clássico de Ivani Ribeiro. Alcides Nogueira vai assinar a atualização da novela, responsável por uma das maiores audiências do horário das 18h na década de 1980 – e uma das campeãs de pedidos de reprise no Canal Viva. A informação é da jornalista Patrícia Kogut.

Amor com Amor se Paga foi inspirada em Camomila e Bem-Me-Quer (1972), folhetim que Ivani concebeu para a Tupi; a peça O Avarento, de Molière, serviu de ponto de partida. O enredo acompanhava Nonô Corrêa (Ary Fontoura), senhor de posses, embora extremamente pão-duro. A sovinice tinha razão de ser: Nonô enfrentou uma infância miserável, recolhendo alimento em latas de lixo.

Embora pudesse dar boa vida aos filhos Tomás (Edson Celulari) e Elisa (Bia Nunnes), e à empregada Frosina (Berta Loran), Corrêa optava sempre pela economia. Os conflitos se acentuavam quando ele decidia perdoar uma dívida do médico Vinícius (Adriano Reys), caso este permitisse o casamento dele e de sua filha Mariana (Cláudia Ohana). A moça, contudo, era apaixonada por Tomás.

A narrativa era centrada no debate sobre tolerância e fraternidade. O boa-praça Tio Romão (Fernando Torres) distribuía chás para os moradores da bucólica Monte Santo, como Grace (Yoná Magalhães) e Bruno (Carlos Eduardo Dolabella), que viviam às turras mesmo após o casamento de seus filhos, Rosemary (Mayara Magri) e João Paulo (Matheus Carrieri). Já Nonô evoluía graças ao convívio com o órfão Zezinho (Oberdan Jr).

Alcides Nogueira acumula experiências em adaptações e remakes. Em 1987, colaborou em Direito de Amar, novela de Walther Negrão baseada no texto radiofônico de Janete Clair. Com Gilberto Braga, desenvolveu Força de um Desejo (1999), inspirada em livro de Visconde de Taunay. Também conduziu Ciranda de Pedra (2008), da obra de Lygia Fagundes Telles. E dividiu com Geraldo Carneiro a reformulação de O Astro (2011), também de Janete, vencedora do Emmy Internacional.

O autor está longe do vídeo desde a conclusão de Tempo de Amar, em março de 2018. De lá para cá, Nogueira apresentou duas sinopses à Globo: uma sobre o movimento das sufragistas – mobilização feminista em prol de participação política e do direito ao voto – e outra concebida a partir do romance A Intrusa, de Júlia Lopes de Almeida. É provável que Amor com Amor se Paga, assim como as duas propostas anteriores, atenda à faixa das 18h.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.