Globo reconquista a Libertadores e órgão do governo reabre investigação contra o canal

Globo

Globo vira alvo de nova movimentação do Cade (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo pegou a Libertadores após três anos no SBT, mas ao mesmo tempo garantiu uma nova dor de cabeça. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deu continuidade ao processo que investiga um suposto monopólio do canal nos direitos de transmissão do futebol.

A ação foi interrompida em maio de 2021, e desde então nenhuma atualização foi feita. Ao Notícias da TV, o conselho afirmou que o inquérito foi prorrogado e está em trâmite na Superintendência-Geral do Cade “considerando a dinâmica específica dos setores econômicos envolvidos, as especificidades da conduta e o volume documental constante no processo”.

No documento da renovação, o coordenador Felipe Neiva Mundim concordou com a nota técnica assinada e que mobilizou os responsáveis pela investigação após um ano:

“Das informações registradas nos autos até o momento, a devida compreensão dos fatos, demanda uma análise mais extensa e cuidadosa, ainda mais considerando os aspectos específicos de cada uma das condutas imputadas. Diante do exposto, entende-se que as circunstâncias do caso concreto justificam a prorrogação do prazo do inquérito administrativo”.

Cade move seu pessoal para investigar a Globo

A novela envolvendo as investigações do Cade contra a Globo começou em 2019, o primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Inicialmente, o trabalho começou com esclarecimentos sobre a suposta desvantagem do Fortaleza com a WarnerMedia no Brasileirão.

Em 2020, o caso partiu para um novo nível e colocou a Globo na mira. Os clubes que fecharam com o concorrente na TV paga alegaram que receberam menos dinheiro do canal carioca.

Globo reconquista a Libertadores após três anos

A atitude do Cade veio à tona dias depois que a Globo venceu a licitação pela Libertadores 2023/2026. A emissora da família Marinho disputou a competição com o SBT, que transmitiu o torneio nos últimos três anos na TV aberta.

A Conmebol aceitou a proposta do Plim Plim e, de olho na manutenção da parceria com o canal de Silvio Santos, aceitou a proposta da empresa pela Copa Sul-Americana.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

[grid_popup id=1283489]