Globo se adianta e inicia conversas com times pelos direitos do Brasileirão até 2030

Globo

Luís Roberto é o principal narrador da Globo; canal busca negociação com clubes para o Brasileirão até 2030 (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo, de olho na exclusividade do Brasileirão de 2025 até 2030, está empenhada em assinar um acordo de bilhões com todos os clubes da principal liga de futebol do país, mas tem visto uma verdadeira queda de braço formada por dois blocos antagônicos.

A Libra está apoiada pela intermediária Codajas, mas o Forte tem a assessoria da Livemode e da Alvarez & Marsal. Em ambos os lados, investidores assíduos no mercado. Com Mubadala e Serengeti e Life Capital Partners na jogada.

Os intermediários estão interessados no que a Globo pretende em sua proposta para o pagamento dos direitos esportivos, pois isso pode virar munição na disputa dos blocos.

A emissora da família Marinho, que acaba de entrar numa briga com o SBT pela Copa América, desde que obtenha todos os direitos e tenha mais uma vez a parceria com a Amazon pode alcançar R$ 2,2 bilhões, segundo o jornal O Globo.

Os representantes da Libra querem 70% do total. A Forte chuta 50% para os seus clubes. Cada bloco tem dado pressão para o outro e vice-versa.

A Libra pode convencer o outro lado que terá 70%, ou R$ 1,5 bilhão, sobrando R$ 700 milhões para o Forte, que precisará dividir a quantia com 28 clubes.

Globo corre por fora para tentar acordo bom para todos

O canal líder de audiência, até aqui sem concorrência, está em vias de oferecer uma divisão do dinheiro da Séria A em 40% iguais para todos os clubes; 30% com as posições na tabela dos últimos cinco anos, exceto o atual; e 30% conforme a tabela da temporada atual.

Com a aceitação de todos os clubes, incluindo o Corinthians, novo curinga do SBT na Copa Sul-Americana, a briga entre os blocos a respeito dos direitos chega ao fim e os intermediários passam a cuidar exclusivamente do fechamento dos acordos com investidores.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].