Nos últimos dias os ataques hackers nas emissoras brasileiras deixaram algumas pessoas assustadas. O caso mais grave até então foi o da Record, que teve vários de seus arquivos sequestrados. Porém, a Globo também sofreu uma tentativa de invasão.
VEJA ESSA
Segundo o Notícias da TV, a emissora carioca teve uma tentativa de ataque em seu sistema de tecnologia e exibição de produtos de jornalismo e entretenimento. A situação teria acontecido entre os dias 1 e 2 desse mês, no final de semana de eleição.
Por outro lado, os funcionários do Grupo Globo conseguiram barrar a invasão. O ataque seria o mesmo que aconteceu na Record no último sábado (8), conhecido como ransomware. Isso acontece quando os cibercriminosos se infiltram no sistema para bloquear todo o acesso ao acervo do canal.
A ideia deles é instaurar o caos nos bastidores, fazendo com que a empresa seja obrigada a pagar um valor altíssimo para resgatar o conteúdo.
Funcionários da Globo detectaram movimentos estranhos nos sistemas
Os técnicos da emissora precisaram agir rapidamente para impedir que os hackers entrassem no sistema. Ainda segundo o site, desde 2018 a Globo investe milhões para evitar esse tipo de problema.
Há pouco tempo eles fizeram parcerias com o Google para troca de informações sobre esse assunto. Os jornalistas da emissora foram avisados sobre o ataque e receberam dicas para aumentar a segurança.
Em um trecho da mensagem enviada, eles informam que a infra possui várias camadas de segurança. A empresa ressalta que precisa da colaboração de todos para o caso de notarem algo de estranho.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.