Globo tem conversa séria com atores e dá orientação severa sobre eleições

Paulo Carvalho

25/08/2022

Globo

Paulo Marinho, presidente da Globo; emissora proíbe manifestações políticas de seu elenco usando o seu nome (Imagem: Sergio Zalis / Globo)

O Tribunal Superior Eleitoral liberou oficialmente as propagandas eleitorais e a realização de entrevistas na TV com os candidatos, como visto atualmente no Jornal Nacional com os presidenciáveis. Dentro disso, a Globo convocou seus atores para uma reunião séria.

Nesta semana, a emissora da família Marinho organizou uma reunião com o seu elenco, especialmente aqueles que estão no ar ou em produções engatilhadas para orientá-los sobre a conduta durante o processo eleitoral.

Lembrando que recentemente o apresentador Marcos Mion brincou sobre uma reunião com várias estrelas da Globo. “Estou numa reunião on-line com Tony Ramos, Aracy Balabanian, Renata Sorrah, Tonico Pereira, Arlete Salles, Francisco Cuoco…mais de 200 globais! Estou em choque!”, disse no Twitter.

Estrelas como Marcos Veras, Marcos Caruso, Flávia Reis, Tonico Pereira e Rosamaria Murtinho participaram da reunião e receberam pedidos para evitar manifestações políticas e subidas em palanques políticos, segundo informações do UOL.

Globo reage após motivo da reunião ser descoberta

Por meio de nota, a Globo comunicou que “não existe proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, desde que não vinculadas à emissora, inclusive em eventos presenciais e nas redes sociais”.

O canal esclareceu que “cumpre rigorosamente a legislação eleitoral e tem uma política interna sobre eleições alinhada à sua posição de neutralidade e isenção” e reiterou que “não apoia qualquer candidato e que, em questões eleitorais, se limita a realizar a cobertura jornalística”.

A Globo reforçou que “não são permitidas manifestações de apoio a partido ou candidato em propagandas eleitorais no rádio e na televisão” e destacou que “essas regras são essenciais para que não seja comprometida a percepção do público sobre a isenção da empresa”.

Confira:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].