Globo vende torres de transmissão, 16 imóveis e economiza fortuna

Globo

Direção da Globo fecha acordo com duas empresas para a venda de transmissores e imóveis pelo país (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo vendeu 17 torres de transmissão em várias cidades pelo país para a empresa IHS, com sede na Nigéria. A empresa de comunicação pensou na arrecadação de dinheiro para investimentos em mais produções e, não menos importante, para a redução de custos operacionais.

No contrato, a emissora da família Marinho garantiu o uso dos transmissores, segundo o Notícias da TV, mas sem os custos como proprietária.

O acordo foi para a manutenção da infraestrutura de cada local. O grupo nigeriano recebeu o sinal verde para uma negociação com qualquer concorrente.

Por causa do negócio, a Globo ficou livre da manutenção dos locais. Além disso, a TV líder de audiência dispensou 16 imóveis. Eles foram adquiridos pela empresa San Gimignano.

O Cade (Conselho de Administração de Defesa Econômica) autorizou o acordo. A emissora economizou milhões anuais com as duas negociações, tanto pela manutenção das antenas quanto pelo parque ecológico.

A meta da Globo

A Globo defendeu em contato com o Cade que o negócio “é uma oportunidade de desinvestimento de ativos, proporcionando a redução de custos com uma atividade secundária ao negócio principal”.

No processo, o valor da venda ficou em sigilo. O valor não deve ter saído por menos de R$ 200 milhões. O órgão aprovou o negócio sem restrição.

Em sua análise, os técnicos do conselho comprovaram que a IHS tem apenas 20% do mercado brasileiro de torres de transmissão.

Segundo negócio em três meses

Em setembro, a Glboo anunciou uma parceria histórica com o Google, para a  migração de 100% do datacenter privado da TV para o ambiente de nuvem da empresa norte-americana.

Em comunicado, a emissora deu detalhes do negócio: “O anúncio vai ao encontro da recente transformação digital da Globo, sua reestruturação com foco em entregas direct-to-consumer e sua jornada para tornar-se uma empresa mediatech”.

“Estamos muito felizes em anunciar uma parceria estratégica com o Google Cloud”, declarou. “Vamos avançar juntos em inovação, dados, inteligência artificial, transmissões na nuvem… Isso significa mais tecnologia para uma experiência cada vez melhor”, acrescentou.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.