A Globo vendeu 17 torres de transmissão em várias cidades pelo país para a empresa IHS, com sede na Nigéria. A empresa de comunicação pensou na arrecadação de dinheiro para investimentos em mais produções e, não menos importante, para a redução de custos operacionais.
VEJA ESSA
No contrato, a emissora da família Marinho garantiu o uso dos transmissores, segundo o Notícias da TV, mas sem os custos como proprietária.
O acordo foi para a manutenção da infraestrutura de cada local. O grupo nigeriano recebeu o sinal verde para uma negociação com qualquer concorrente.
Por causa do negócio, a Globo ficou livre da manutenção dos locais. Além disso, a TV líder de audiência dispensou 16 imóveis. Eles foram adquiridos pela empresa San Gimignano.
O Cade (Conselho de Administração de Defesa Econômica) autorizou o acordo. A emissora economizou milhões anuais com as duas negociações, tanto pela manutenção das antenas quanto pelo parque ecológico.
A meta da Globo
A Globo defendeu em contato com o Cade que o negócio “é uma oportunidade de desinvestimento de ativos, proporcionando a redução de custos com uma atividade secundária ao negócio principal”.
No processo, o valor da venda ficou em sigilo. O valor não deve ter saído por menos de R$ 200 milhões. O órgão aprovou o negócio sem restrição.
Em sua análise, os técnicos do conselho comprovaram que a IHS tem apenas 20% do mercado brasileiro de torres de transmissão.
Segundo negócio em três meses
Em setembro, a Glboo anunciou uma parceria histórica com o Google, para a migração de 100% do datacenter privado da TV para o ambiente de nuvem da empresa norte-americana.
Em comunicado, a emissora deu detalhes do negócio: “O anúncio vai ao encontro da recente transformação digital da Globo, sua reestruturação com foco em entregas direct-to-consumer e sua jornada para tornar-se uma empresa mediatech”.
“Estamos muito felizes em anunciar uma parceria estratégica com o Google Cloud”, declarou. “Vamos avançar juntos em inovação, dados, inteligência artificial, transmissões na nuvem… Isso significa mais tecnologia para uma experiência cada vez melhor”, acrescentou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.