As grandes conquistas obtidas pelo Flamengo em campo no ano passado impactaram não apenas a autoestima do seu torcedor, mas o relacionamento do clube com uma empresa que sempre foi considerada fundamental para a “saúde financeira” do futebol brasileiro: a Globo.
VEJA ESSA
Pela primeira vez na história, o rubro-negro carioca se negou a aceitar o valor oferecido pela emissora, que ficou proibida de transmitir as partidas do Flamengo válidas pelo Campeonato Carioca. O impasse pode impedir, inclusive, que a Globo exiba a grande final da competição caso o Flamengo chegue até lá.
Em entrevista ao Globoesporte.com, Fernando Manuel, diretor de direitos esportivos da Globo, admitiu o desconforto com a situação e praticamente descartou a hipótese de acordo. “O Flamengo possui o direito de precificar, propor e pleitear o que ele considera adequado. Há um distanciamento entre Globo e Flamengo sobre o valor”, afirmou o executivo.
Em outro momento da entrevista, Fernando ainda criticou a possível supremacia do clube carioca, favorito ao título da competição. “Não há qualquer interesse de quem compra os direitos de ter um produto descalibrado, desequilibrado, uma competição que não seja competitiva. Muito menos pagar mais a quem quer que seja”, disparou.
Mas por que a relação entre o atual campeão da Libertadores e a principal emissora do país se deteriorou rapidamente? O RD1 elencou os 5 principais pontos de discórdia entre as partes:
1) Campeão de audiência, o Flamengo deseja ganhar mais do que seus principais rivais
Em 2019, nos dez jogos de maior audiência no Rio de Janeiro, o Flamengo estava presente em todos eles. Além disso, partidas como Flamengo 5 x 0 Grêmio e River Plate 1 x 2 Flamengo figuraram entre as maiores audiências da Globo em todo o país, alcançando índices semelhantes aos dos jogos do Brasil na Copa do Mundo em alguns estados.
Devido a esta performance, o Flamengo não considera justo receber uma cota idêntica à que é paga a Vasco, Fluminense e Botafogo pelos direitos de exibição do Campeonato Carioca.
2) Globo aposta em pressão dos patrocinadores do clube
Neste confronto, o principal trunfo da Globo é ela mesma. Executivos da emissora acreditam que os patrocinadores do Flamengo pressionarão o clube a chegar a um acordo, visto que os valores milionários que desembolsam anualmente referem-se, em grande parte, à exposição de suas marcas na TV, algo que, ao menos até agora, ainda não aconteceu em 2020.
Embora possa fazer “jogo duro” com a Globo, o rubro-negro não pode dar-se ao luxo de desagradar aqueles que pagam grande parte de suas contas.
3) Com contas em dia e receitas em alta, o Flamengo não tem pressa
Enquanto a imensa maioria dos clubes brasileiros está endividada e depende das cotas pagas pela Globo para sobreviver, o Flamengo vive um momento de bonança e possui outras fontes de receita, como bilheteria, programas de Sócio-Torcedor e patrocinadores próprios. Por isso, não aparenta ter pressa para resolver o atual dilema.
4) Emissora carioca teme que postura do Fla se expanda para outros torneios
Não transmitir todas as partidas do Campeonato Carioca é algo que, certamente, impactará o planejamento traçado pelo canal de TV, embora não seja considerado um “golpe fatal”.
No entanto, o principal temor da Globo é que a queda-de-braço com o Flamengo se estenda a outras competições de grande porte, como o Brasileirão e a Libertadores. Por ora, a emissora está segura, e já garantiu os direitos de transmissão de todas as partidas (inclusive as do Flamengo) em 2020.
5) Quem ceder primeiro, paga a conta
De um lado, a principal emissora do país; do outro, o clube mais popular do Brasil. Ambos necessitam da outra parte, mas nenhum deles parece disposto a ser o primeiro a ceder.
Enquanto a Globo eventualmente perde assinaturas de pay-per-view e índices de audiência que impactam seu faturamento, o Flamengo torna-se “invisível” para a maior parte de sua torcida, que fica sem ter como assistir aos jogos e começa a impacientar-se.
Este duelo entre gigantes ainda pode causar muitos efeitos colaterais antes de ser efetivamente resolvido.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.