GloboNews comemora 25 anos reexibindo entrevistas históricas no Globoplay

GloboNews
Entrevista do Papa Francisco é a primeira do especial da GloboNews (Imagem: Reprodução / Globonews)

No mês de outubro, a GloboNews comemora 25 anos e a celebração começou desde a segunda-feira (7) para os telespectadores. O canal começou a disponibilizar no Globoplay as entrevistas marcantes do Grupo Globo, como as do Papa Francisco, Bill Gates e Fernanda Montenegro.

Mergulhamos no nosso acervo com a missão de eleger 25 entrevistas que contem muito dessa história – debates extremamente relevantes que se mantenham atuais”, afirmou Miguel Athayde, diretor de jornalismo do canal, em nota enviada à imprensa.

A ideia é que cada semana um bate-papo seja disponibilizados aos assinantes. Na lista há entrevistas feitas por Pedro Bial, Sônia Bridi, Edney Silvestre, Andréia Sadi, André Trigueiro, Miriam Leitão e o saudoso Geneton Moraes Neto.

A primeira, que já está disponível, foi com o Papo Francisco, em 2013, quando ele foi recém-eleito. A conversa exclusiva foi conduzida por Gerson Camarotti, quando o pontífice esteve no Rio de Janeiro. Inclusive, o jornalista da Globo foi o primeiro a ouvir os pensamentos do primeiro Papa latino-americano da história.

Eu já havia tentado esse encontro quando estava em Roma, durante a cobertura do conclave meses antes, e a minha solicitação não avançou por meios oficiais. Tive que buscar alternativas e conversar com fontes para furar o bloqueio”, lembrou Camarotti.

Vi um Papa extremamente simples, muito simpático, humilde e aberto para falar, principalmente sobre questões de acolhimento em relação à Igreja e a necessidade da mudança de atitude da instituição como um todo”, disse o jornalista.

Quando esteve na cidade carioca, o comboio que levava o Papa ficou cercado pela multidão em diversos momentos. “Ali foi uma quebra de paradigmas, uma alteração no comportamento de um pontífice e isso depois acabou incorporado ao seu próprio pontificado”, complementou.

O especial da GloboNews resgatará conversas com representantes importantes de diversas áreas como Dalai Lama, Caetano Veloso, Ariano Suassuna, José Saramago, o casal Zélia Gattai e Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Paulo Freire e ex-presidentes da República.

Elson Barbosa
Jornalista, encantado pelo entretenimento e pela possibilidade de contar e conhecer várias histórias ao mesmo tempo. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @ellsonbarbosa
Veja mais ›