Globoplay é invadido, usuários entram em pânico e Globo se pronuncia

Globoplay
Aplicativo Globoplay é invadido (Imagem: Reprodução / Globo)

O aplicativo Globoplay, plataforma de streaming da Globo, foi invadido na noite deste sábado (16) por um suposto ataque de hackers. Na ocasião, os usuários receberam notificações com uma mensagem suspeita, acompanhada da hashtag #GShowHack.

A situação repercutiu imediatamente e os internautas entraram em pânico, sem saber se era um ataque real, colocando em risco os dados dos seus celulares, ou se seria uma possível estratégia de marketing para a divulgação de um novo produto.

Na mensagem, estava escrito que o grupo OurMine, que costuma invadir as redes de grandes grupos de comunicação, tecnologia, empresas e famosos, diziam que o intuito da ação seria “melhorar a segurança” do aplicativo.

Horas depois, o problema foi solucionado e o Globoplay, juntamente com as mídias da Globo, divulgaram uma nota lamentando o ocorrido. Ela dizia que “o sistema do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo”.

Em seguida, a empresa tranquilizou a todos, deixando claro que “nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos usuários e nem a qualquer outro sistema”.

Foi destacado ainda que a segurança será reforçada e que o aplicativo não oferece riscos. Vale lembrar que o mesmo grupo que invadiu o Globoplay já havia feito a mesma coisa anteriormente com o perfil do Esporte Interativo, canal da Turner, aqui no Brasil, segundo informações do colunista Leo Dias.

Após o pronunciamento da Globo, os internautas se manifestaram. “Aposto que é coisa de bolsominion revoltado”, disparou um seguidor. “A falência está próxima”, ironizou mais um. “Será que foi o gabinete do ódio?”, questionou outro. “Estão querendo calar a Globo”, afirmou ainda outro.

Confira:

Globo
Mensagem do hacker no aplicativo (Imagem: Reprodução / Globoplay)

 

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#Repost @globoplay ・ ⚠️ Uma informação importante para todos os nossos usuários: O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização. O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece: 1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications; 2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados. 3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha. 4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor. 5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada. 6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

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