Globoplay homenageia Tarcísio Meira e Paulo José com O Tempo e o Vento

O Tempo e o Vento
Paulo José e Tarcísio Meira, diretor e intérprete de Capitão Rodrigo em O Tempo e o Vento; minissérie chega ao Globoplay (Imagens: Bazilio Calazans – Jorge Baumann / Globo)

Clássico da TV brasileira, baseado na obra imortal de Érico Veríssimo, O Tempo e o Vento (1985) estreou hoje (19) no Globoplay. Trata-se de uma homenagem a Paulo José e Tarcísio Meira, que faleceram na semana passada. Paulo dirigiu e Tarcísio interpretou um dos protagonistas da obra concebida em meio às comemorações dos 20 anos da Globo.

O Tempo e o Vento parte das lembranças de Bibiana (Louise Cardoso / Lilian Lemmertz / Lélia Abramo), que revisita a história da família e a sua, ligadas à formação do Rio Grande do Sul.

Na primeira fase, a avó da protagonista, Ana Terra (Gloria Pires), afronta os pais e a sociedade ao criar sozinha o filho Pedro (Camilo Saueressig). Na etapa seguinte, Bibiana se vê envolvida por Capitão Rodrigo Cambará (Tarcísio). Por fim, entre a maturidade e a velhice, ela acompanha o envolvimento do filho Bolívar (Daniel Dantas) com Luzia (Carla Camuratti), a Teiniágua, e a luta por terras.

A produção de O Tempo e o Vento foi grandiosa: quase 100 personagens, seis mil figurantes e 60% de sequências gravadas ao ar livre. Para assumir o comando do projeto, Paulo José, nascido no Rio Grande do Sul, foi até a sala de Daniel Filho vestido de gaúcho. Tarcísio Meira, por sua vez, era cotado para Capitão Rodrigo desde 1980, quando a Globo planejava transformar a obra em novela.

Cabe lembrar que a minissérie não chega ao Globoplay dentro do projeto de resgate de clássicos da dramaturgia da Globo. O lançamento da última segunda-feira (16) foi Era Uma Vez… (1998), de Walther Negrão. No dia 30, a plataforma disponibiliza Duas Caras (2007), de Aguinaldo Silva. Entre uma e outra, o streaming lança Marimar, clássico da Televisa exibido aqui via SBT, na próxima segunda (23).

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›