Uma cena constrangedora aconteceu na GloboNews entre os comentaristas Jorge Pontual e Guga Chacra. O principal rosto do canal de notícias da Globo nos Estados Unidos confrontou a versão do veterano sobre os civis em Gaza.
VEJA ESSA
Pontual defendeu o ataque sem paralisação de Israel contra a Faixa de Gaza, sem pensar na morte de civis e repetiu a narrativa dos Estados Unidos e Israel de que o Hamas usa palestinos como escudo humano.
Em tom incisivo, o jornalista indagou o colega sobre as mortes. “Em que medida você acha que, de fato, a população de Gaza é usada como escudo humano e que, portanto, todas essas mortes de civis palestinos, que já são mais de 2 mil, são culpa do Hamas e não de Israel?”, perguntou.
Guga bateu de frente com o parceiro de telejornal e alertou sua ausência física em Gaza. “Mas grupos como, por exemplo, a Cruz Vermelha Internacional, Médicos Sem Fronteiras, não negam que em alguns casos usam, mas negam que, por exemplo, estejam usando hospitais nesse momento como escudos”, declarou.
Guga Chacra cutuca Jorge Pontual na GloboNews
Guga citou sua ida até Gaza em 2009, na cobertura de outra guerra, e naquele ano viu muita destruição de áreas civis e entrevistou pessoas que perderam familiares e que não tinham absolutamente nada com o Hamas.
Antes, em 2006, na guerra entre Israel e Hezbollah, Guga esteve no Líbano e viu áreas cristãs e sunitas bombardeadas. No meio do discurso, Chacra alertou a Pontual que os dois, como profissionais de imprensa, precisam passar as informações de maneira geral.
A GloboNews parou a programação normal nos últimos 11 dias para a cobertura do conflito entre Israel e Hamas, com entrevistas com jornalistas e exposição de imagens terríveis de bombardeios e destruição em locais civis.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].