Uma situação assustadora aconteceu com a TV Anhanguera e vem causando preocupação nos bastidores desde a semana passada. A afiliada da Globo em Goiás e Tocantins, controlada pelo Grupo Jaime Câmara, foi alvo de um ataque hacker.
VEJA ESSA
Segundo informações do TV Pop, o invasor tirou do ar todos os sistemas que atendem a empresa. Essa situação fez com que os telejornais tivessem que produzir reportagens de forma limitada, além de algumas rádios que estão fora do ar.
Nesse primeiro momento, existe a possibilidade de ter sido um ataque de ransomware, que é usado para extorsão. Os problemas teriam começado no domingo (25), quando os assinantes de algumas plataformas do grupo tiveram problemas para acessá-las.
Algumas cidades do interior chegaram a ficar sem as edições locais do Jornal Anhanguera. A apresentadora Lilian Lynch precisou usar algumas folhas de papel ao invés do notebook para acompanhar o roteiro.
TV Anhanguera passa por problemas e precisou improvisar após ataque hacker
O ataque foi uma tentativa de interromper as operações dos veículos de comunicação do grupo. Os criminoso teriam solicitado o pagamento de R$ 1 milhão no prazo de sete dias. Caso contrário, os arquivos serão apagados.
A esperança nos bastidores é para a existência de um backup com esses dados. A TV Anhanguera chegou a emitir um comunicado nas redes sociais, onde pediu desculpas pelos problemas técnicos que estão acontecendo.
“Pedimos desculpas aos leitores dos jornais O Popular e Daqui e aos ouvintes das rádios Executiva e Moov FM pela indisponibilidade de nossos sistemas desde domingo. Nossas equipes estão trabalhando intensamente para o restabelecimento dos serviços o mais rápido possível”, afirmou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.