Um rapaz, que trabalha como auxiliar administrativo, entrou com uma ação judicial contra mais de 20 famosos por propaganda enganosa. Entre elas estão Rafa Kalimann, Carla Diaz, Jojo Todynho e Cleo Pires. Uma publicidade no Instagram dessas artistas fez com que ele comprasse dois celulares iPhone, da Apple, mas acabou não recebendo os aparelhos.
VEJA ESSA
Segundo o UOL, além das artistas citadas, também estão sendo acusados MC Mirella, MC Kekel, MC Guimê, Flávia Viana (BBB 7 e A Fazenda 9), Gleici Damasceno (BBB 18 e No Limite), Jéssica Mueller (BBB 18 e No Limite), Luísa Sonza, Rafa Kalimann (BBB 20), Breno Simões (BBB 18) e Adriana Sant’Anna (BBB 11).
A empresa que vendeu o produto em 2018 também está sendo processada na ação que foi ajuizada recentemente na 4ª Vara Cível de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
“Em pesquisa a reclamações, via internet, tudo leva a crer que a propaganda foi ‘enganosa’ e ‘mentirosa’, pois, ocorreram centenas de casos idênticos em que consumidores foram vítimas por confiarem em anúncio feito pelos corréus”, destaca o processo.
O consumidor afirmou que comprou os aparelhos telefônicos pelo valor de R$ 2,2 mil. Na ação, ele pede uma indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil, além da restituição financeira de R$ 4,4 mil pelos celulares, em valores atualizados com juros e multa.
Com base o Direto do Consumidor, o comprador alega que tanto a empresa que vendeu os celulares quanto as celebridades que deram visibilidade ao produto são responsáveis pelos danos sofrido.
O problema financeiro, segundo ele, tem lhe causado “grande abalo material e moral, envergonhando-o perante as pessoas com as quais mantém relacionamento pessoal e familiar”.
O site tentou entrar em contato com a empresa que vendeu o produto, mas ela não foi localizada. Alguns famosos também foram procurados, mas não se manifestaram.
Em entrevista ao UOL, o advogado Ricardo Brajterman, especialista em processo civil, afirmou que “o Código de Defesa do Consumidor só pode ser aplicado quando empresas atuam em parceria para venda do produto, o que não é o caso, pois os artistas são meros garotos-propaganda e sem responsabilidade pela entrega, fabricação e prestação do serviço. Eles somente divulgam o serviço“.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.