Íris Abravanel deu uma rara entrevista ao The Noite, do SBT, nesta quinta-feira (17), e comentou sobre o início da sua trajetória como autora de novelas.
VEJA ESSA
A esposa de Silvio Santos lembrou que tinha uma coluna em revista de celebridades onde publicava matérias semanais. Na mesma ocasião, o dono do SBT convidou vários autores da Globo para fazer novelas na empresa.
A parceria com esses novelistas, como Walcyr Carrasco, porém, não durou muito tempo e acabou deixando o setor de dramaturgia do canal paulista às moscas.
“Aí eu fiquei: ‘Nossa, ninguém quer fazer novela. E se eu fizesse novela?’. Ele falou: ‘É, você escreve bem, por que não faz?’”, ressaltou.
Íris, então, explicou: “E fazer vocês não têm noção do que é escrever novela. Você entra em um Boeing, sem saber, no ar, o piloto morreu e você tem que pilotar e aterrissar. É o mesmo pavor, a mesma coisa”.
Ela contou que depois disso recebeu todo o apoio de Silvio Santos e foi conhecer o departamento de teledramaturgia.
“Eu fui na cidade cenográfica e aquilo apertou meu coração, estava virando poeira. Tinha só um bonde que estava legal. Era a cenografia ainda de Éramos Seis [exibida originalmente pelo SBT em 1994]. Vi aquilo se deteriorando”, confessou.
“Os corredores daqui não tinham cenografia, uma coisa meio morta. Falei: ‘Não, vamos trazer vida para cá’. E foi Revelação [sua primeira novela]. O nome foi até meu marido que deu“, lembrou.
Íris Abravanel fala sobre histórias infantis
Depois do remake de Carrossel, Íris resolveu investir cada vez mais nas novelas infantis, que passou a ser o diferencial do SBT.
Sobre A Infância de Romeu e Julieta, atualmente no ar, ela afirmou que o foco é o perdão, pois ela acredita que o perdão liberta.
“Escrevi como deve ser a vida e como eu tento fazer a minha família”, garantiu.
A respeito da criação da novela As Aventuras de Poliana, Íris Abravanel lembrou que ganhou o livro Pollyanna quando tinha 12 anos de idade e ficou impressionada.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]