João Doria coloca ex-SBT e Boni no comando da TV Cultura

TV Cultura

TV Cultura entra em nova fase com José Roberto Maluf e Boni (Imagem: Divulgação)

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) promoveu mudanças no comando da Fundação Padre Anchieta, responsável pela administração da TV Cultura. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), com a chegada de um ex-SBT e do Boni, ex-Globo.

José Roberto Maluf será o novo presidente executivo da Fundação e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ficou encarregado do conselho de gestão da emissora pública. Juntos, Maluf e Boni têm a missão de direcionar a nova fase do canal.

Em coletiva que reuniu Doria e os novos integrantes da TV Cultura, o político afirmou que o intuito das contratações foi pela ampliação do setor privado. “Nossa intenção é ampliar a participação do setor privado no apoio à programação tanto da TV como da Rádio Cultura”, esclareceu.

A nova gestão assumirá os trabalhos a partir de 14 de junho. “Quero agregar o que existe de mercado e gerar receita, não necessariamente com programação, mas com licenciamento, venda de programas no Brasil e no exterior e outras plataformas estão chegando”, declarou Maluf.

Sobre Boni, Doria foi só elogio. “Não quero ser injusto, mas qualquer ‘google’ sobre história da TV brasileira passa pelo nome dele”, destacou. “Queremos transformar o conceito de TV pública no mundo”, completou o ex-chefão da Globo.

Governo João Doria fará choque de gestão na TV Cultura, que terá mudanças

O futuro da TV Cultura poderá ser bem diferente dos últimos 50 vividos como uma estatal voltada à produção educativa. No que depender do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a emissora terá que se tornar mais lucrativa e menos dependente de recursos públicos.

Segundo informações da revista Exame, a intenção do governo é promover um “choque de gestão” na empresa. Embora não tenha entrado no processo de desestatização promovido por Doria, a ideia é que o canal seja reinventado, de modo a perder influência política em suas decisões.

O começo disso tudo foi a participação direta do político para definir o novo presidente da emissora, que será escolhido durante uma reunião do conselho no próximo dia 20. Um executivo de mercado de TV selecionado por uma empresa de headhunter deverá ser o eleito.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.