João Ximenes Braga faz graves acusações a Silvio de Abreu e cita racismo em série de indiretas

João Ximenes Braga e Silvio de Abreu
João Ximenes Braga faz graves acusações a Silvio de Abreu e cita racismo em série de indiretas (Imagens: Divulgação – Globo / Montagem – RD1)

Silvio de Abreu polemizou com suas declarações após a morte do novelista Gilberto Braga e seu colega de profissão, João Ximenes Braga, soltou o verbo contra o ex-diretor de teledramaturgia da Globo, com acusações graves que incluíram até mesmo o racismo.

Em seu perfil oficial do Facebook, João detonou as interferências constantes — de acordo com seu relato — do veterano em Babilônia, novela exibida em 2015 e que teve uma recepção mediana com o público.

O escritor começou afirmando que foi orientado a estereotipar personagens negros e que causou revolta ao se recusar a seguir a ordem: “‘Faz dela a preta burra. Não, isso não vou fazer’. Foi a única insubordinação que tive. Não aceitei fazer essa nojeira. Daí veio: Ele te detesta porque você é politicamente correto. O cara virou o todo poderoso de porra nenhuma“.

É sério, foram essas as palavras que ouvi. ‘Faz dela a preta burra’. Isso era a orientação da diretoria da empresa. ‘Faz dela a preta burra’. Isso era uma ordem. Eu me recusei a cumprir. Aí minha carreira acabou“, continuou João Ximenes Braga, colocando essa situação como culpa de seu afastamento da Globo em 2016, na gestão de seu “rival”.

O autor ainda declarou que ouviu frases como “Só gay se interessa por história de gay”, “Não pode contratar o pretinho pra depois desistir do personagem” e “‘A cota do Ximenes’, quando ia entrar um ator negro pra leitura”.

Por fim, João — que trabalhou com Gilberto Braga como colaborador em Paraíso Tropical e Insensato Coração — ainda dedurou Silvio de Abreu falando da novela Segundo Sol (2018) e de outra coisa que escutou: “Ninguém se importa de não ter preto na novela, as pessoas querem ver a Giovanna Antonelli“.

Confira:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

João Ximenes Braga
João Ximenes Braga solta o verbo sobre os tempos que trabalhou com Silvio de Abreu (Imagem: Reprodução / Facebook)

MAIS LIDAS

Matheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.
Veja mais ›