Jorge Pontual rebate entrevistado na GloboNews após “passada de pano” para a Rússia

GloboNews
Jorge Pontual rebate entrevistado na GloboNews ao vivo (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Um climão tomou conta da cobertura da GloboNews, na madrugada desta quinta-feira (24), durante os primeiros ataques da Rússia contra a Ucrânia. Um entrevistado “passou pano” para o momento em que os dois territórios europeus estão vivendo e levou uma resposta de Jorge Pontual.

publicidade

O professor declarou: “Como as Repúblicas que se tornaram independentes não são hostis e, como a entrada da Rússia no território tem sido feita através dessas Repúblicas, eu não posso caracterizar tecnicamente como uma invasão”.

“O governo chinês está pegando a definição que existe e é reconhecida internacionalmente e dizendo ‘olha, por enquanto não se trata de uma invasão e até mesmo o próprio Putin tem dito que é uma operação militar especial'”, seguiu o convidado.

publicidade

Veja Também

Por fim, o entrevistado completou: “A hora que houver a entrada dentro do território ucraniano e se as imagens forem confirmadas, porque vocês sabem que existem narrativas e na guerra a verdade é sempre a primeira coisa que desaparece, aí você pode mudar tecnicamente a invasão para uma ocupação”.

“Aí é outro aspecto e outras regras do direito internacional que o país tem que manter quando se está ocupando o território de outro. O que eles estão fazendo aí é exatamente aquilo que o presidente Putin disse, uma operação militar especial”.

O correspondente da GloboNews, então, reagiu ao vivo: “Interessante essa sua argumentação. Quer dizer que os ataque que nós estamos assistindo nada disso está acontecendo? Então, quando a China ocupar o Taiwan o senhora vai dizer que não é invasão?”.

publicidade

Globo faz plantão para anunciar guerra

O público da Globo foi pego de surpresa com um Plantão interrompendo a programação. Esta foi a primeira vez que a vinheta nova entrou no ar. A entrada aconteceu para anunciar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Renata Lo Prete inaugurou a nova vinheta da Globo para dar as primeiras informações sobre a invasão da Rússia à Ucrânia. “O governo da Ucrânia acaba de declarar que começou o ataque russo ao país“, disse a âncora.

publicidade

Durante a transmissão, a apresentadora do Jorna da Globo citou o posicionamento de Vladimir Putin, presidente da Rússia, sobre a invasão: “Qualquer um que criar insegurança para essa operação terá a resposta”.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Em discurso, Putin disse ainda que “o exército ucraniano deve ir para casa”. Por fim, a apresentadora ressaltou uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele classificou a invasão como uma “perda catastrófica de vidas”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
publicidade
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email luizfabio@rd1.com.br