Jornal Nacional ignora polêmica do leite condensado e ataque de Bolsonaro à imprensa

Jornal Nacional
JN ignora polêmicas de Bolsonaro da semana (Imagens: Reprodução – Globoplay / Montagem – RD1)

Alvo frequente de ataques de Jair Bolsonaro (sem partido), o Jornal Nacional, da Globo, tem demonstrado ter mudado o tom nos últimos dias. Após várias críticas ao político, o telejornal mostrou que tem evitado algumas polêmicas que envolvam o presidente.

Nesta semana, por exemplo, o principal noticiário da TV brasileira ignorou a treta do leite condensado, que teve início quando foi descoberto o gasto de R$ 15 milhões do governo federal com o produto.

A informação sobre os gastos da gestão foi divulgada pelo site Metrópoles, utilizando dados extraídos do Painel de Compras do Ministério da Economia. Os gastos são referentes a todos os órgãos do Poder Executivo.

Desde que a situação veio à tona, o Jornal Nacional preferiu não entrar no assunto, inclusive ontem (27), quando Bolsonaro atacou novamente a imprensa.

Em evento privado com artistas em Brasília, o presidente debochou sobre os gastos de R$ 15 milhões com latas de leite condensado e mandou a imprensa para a “put* que o pariu” e disse que deveriam “enfiar [as latas] no rabo”.

No Twitter, muitos internautas se surpreenderam pelo fato dos telejornais da Globo terem ignorado os dois assuntos que foram destaques na imprensa.

“Porque, o Jornal Nacional não deu um pio, sobre o LEITE DERRAMADO.. Ops, o leite condensado?”, questionou uma internauta. “Nenhuma palavra sobre os milhões em leite condensado no JN”, observou outro. “O #JN não mencionou a lista de compras do Executivo nem os fantásticos valores do leite condensado”, disparou um terceiro.

Evitando

A emissora tem deixado claro nas últimas semanas que está evitando a exibição da imagem de Jair Bolsonaro. As declarações do presidente tem sido exibidas em artes e narradas pelos âncoras e repórteres para substituir os vídeos nos quais ele aparece.

Cabe lembrar que o presidente costuma fazer o seu discurso nas dependências do cercadinho do Palácio da Alvorada, em Brasília. Até maio do ano passado, os jornalistas globais davam plantão no local a espera do pronunciamento do político.

Porém, a postura agressiva do líder do Executivo fez muitos profissionais de diversos veículos não comparecerem a coletiva.

Fábio AlmeidaFábio Almeida
Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›