O Jornal Nacional decidiu rebater as declarações feitas pelo ministro Gilmar Mendes durante a votação do STF (Supremo Tribunal Federal), que decidiu pela retomada do julgamento de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.
VEJA ESSA
Na ocasião, Mendes criticou a imprensa pela situação. “Tudo isso não se realizaria sem um tipo de cumplicidade da imprensa, é bom que se diga isto”, declarou o ministro, que completou:
“Este modelo de Estado Totalitário que se desenhou teve a complacência da mídia. Tudo tinha que ser noticiado dentro dessa perspectiva”.
A frase de Gilmar Mendes foi dita durante o seu voto, que foi a favor da suspeição do ex-juiz. Além disso, na ocasião, ele também fez críticas ao ex-ministro da Justiça e procuradores da Operação Lava Jato.
Após a exibição da reportagem, William Bonner se posicionou de forma contrária ao pensamento do ministro sobre a imprensa.
“Em relação ao jornalismo da Globo, é preciso dizer que aqui nós nos dedicamos a registrar os fatos, com as suas repercussões e seus desdobramentos, como estamos fazendo agora na cobertura do julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro”, declarou ele. A emissora carioca, no entanto, não foi citada pelo ministro do STF.
Na última segunda-feira (8), a Globo colocou um plantão sobre a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a respeito da anulação de atos processuais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A “improvisação” foi tão grande na emissora carioca que Renata Vasconcellos surgiu lendo diretamente do celular em sua mão. Com um de seus óculos em cima da bancada, a apresentadora do Jornal Nacional chegou a gaguejar em alguns momentos.
“Eu vou ler de… novamente, para que fique bem claro a decisão do Supremo Tribunal Federal“, declarou a âncora, que percebeu uma confusão que fez no texto feito de última hora.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]