Jornal Nacional reage às declarações de Gilmar Mendes contra a imprensa

Jornal Nacional
William Bonner mandou recado para Gilmar Mendes (Imagem: Reprodução/ Globo)

O Jornal Nacional decidiu rebater as declarações feitas pelo ministro Gilmar Mendes durante a votação do STF (Supremo Tribunal Federal), que decidiu pela retomada do julgamento de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

Na ocasião, Mendes criticou a imprensa pela situação. “Tudo isso não se realizaria sem um tipo de cumplicidade da imprensa, é bom que se diga isto”, declarou o ministro, que completou:

“Este modelo de Estado Totalitário que se desenhou teve a complacência da mídia. Tudo tinha que ser noticiado dentro dessa perspectiva”.

A frase de Gilmar Mendes foi dita durante o seu voto, que foi a favor da suspeição do ex-juiz. Além disso, na ocasião, ele também fez críticas ao ex-ministro da Justiça e procuradores da Operação Lava Jato.

Após a exibição da reportagem, William Bonner se posicionou de forma contrária ao pensamento do ministro sobre a imprensa.

“Em relação ao jornalismo da Globo, é preciso dizer que aqui nós nos dedicamos a registrar os fatos, com as suas repercussões e seus desdobramentos, como estamos fazendo agora na cobertura do julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro”, declarou ele. A emissora carioca, no entanto, não foi citada pelo ministro do STF.

Na última segunda-feira (8), a Globo colocou um plantão sobre a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a respeito da anulação de atos processuais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A “improvisação” foi tão grande na emissora carioca que Renata Vasconcellos surgiu lendo diretamente do celular em sua mão. Com um de seus óculos em cima da bancada, a apresentadora do Jornal Nacional chegou a gaguejar em alguns momentos.

“Eu vou ler de… novamente, para que fique bem claro a decisão do Supremo Tribunal Federal“, declarou a âncora, que percebeu uma confusão que fez no texto feito de última hora.

Fábio AlmeidaFábio Almeida
Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›