Luiz Megale, âncora dos telejornais da Band, se manifestou contra a carta anti-racista feita por um grupo de jornalistas da Folha de S. Paulo contra colunistas do mesmo jornal por textos considerados racistas.
VEJA ESSA
No último final de semana, uma coluna de Antonio Risério causou polêmica e gerou uma enorme discussão sobre o assunto. “Quem decide o que é racista? Respeito, mas lamento que colegas queiram interditar pensamentos dissonantes. Más ideias têm de ser refutadas, jamais caladas previamente”, opinou.
Cynthia Martins não gostou da declaração do colega e reagiu prontamente. “Megale, eu respeito seu trabalho, mas como imprensa que tem nas mãos o poder de mover as estruturas, você minimamente poderia entender que seu comentário não ajuda”, apontou.
“Estive no seu programa para falar de cultura negra recentemente e reforcei a urgência de exercitar a escuta…”, declarou.
Âncora da Band não concorda com colega
Em seguida, a contratada da Band argumentou que “se negros estão dizendo que foi racista (além de mal escrito e mal embasado) o que custa você, como homem branco da imprensa, ouvir e entender que esse texto feriu e fere muita gente?”.
“Não é sobre interditar pensamentos. É sobre entender que certas opiniões não cabem mais”, finalizou. Até o momento, Luiz Megale não reagiu sobre a polêmica.
Confira:
Quem decide o que é racista? Respeito, mas lamento que colegas queiram interditar pensamentos dissonantes. Más ideias têm de ser refutadas, JAMAIS caladas previamente https://t.co/c2iFQOQmHT
— Luiz Megale (@lmegale) January 19, 2022
Megale, eu respeito seu trabalho, mas como imprensa que tem nas mãos o poder de mover as estruturas, você minimamente poderia entender que seu comentário não ajuda. Estive no seu programa pra falar de cultura negra recentemente e reforcei a urgência de exercitar a escuta…
— Cynthia Martins (@cynmartinss) January 19, 2022
Se negros estão dizendo que foi racista (além de mal escrito e mal embasado) o que custa você, como homem branco da imprensa, ouvir e entender que esse texto feriu e fere muita gente?
Não é sobre interditar pensamentos. É sobre entender que certas “opiniões” não cabem mais.— Cynthia Martins (@cynmartinss) January 19, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].