José Roberto Burnier deixa “JN” para assumir telejornal matinal na GloboNews

José Roberto Burnier na redação da Globo, em São Paulo (Imagem: Bob Paulino / Globo)

José Roberto Burnier está deixando a equipe do “Jornal Nacional” rumo à GloboNews. Caberá a ele a apresentação do novo telejornal do canal de notícias, com estreia prevista para 16 de julho – exibição de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 9h. Antes, porém, o jornalista participará da cobertura da Copa do Mundo da Rússia.

Burnier começou a carreira na EPTV, afiliada da Globo em Campinas. Em 1983, chegou ao plim plim, como repórter do “Globo Rural”. Cinco anos depois, se integrou à redação da emissora em São Paulo – de onde será ancorado o novo noticiário da ‘GNews’. Entre 1994 e 1996, foi editor-chefe e apresentador do “Bom Dia São Paulo”. Em 2004, se tornou o primeiro correspondente fixo da Globo na Argentina

O regresso ao Brasil se deu no ano seguinte. Participou de coberturas importantes, como o acidente com o avião da TAM em Congonhas (2007), o resgate de 33 mineiros soterrados no Chile (2011), o incêndio da boate Kiss (2013), a Copa do Mundo no Brasil e a morte do candidato à presidência Eduardo Campos (2014) e o acidente aéreo envolvendo Angélica e Luciano Huck (2015).

Nas palavras do diretor-geral de jornalismo da Globo, Ali Kamel, “Burnier tem um jeito próprio de contar as histórias que cobre, uma linguagem própria, de texto e de imagem. Sabe se colocar diante da câmara com um único objetivo: fazer o público entender melhor o que lhe é contado. É um talento, porque a espontaneidade está sempre a serviço da notícia”.

Saiba Mais:

Fora da Globo, Carla Vilhena volta a aparecer na Band pela segunda semana consecutiva

RedeTV! quer Pedro Bial para liberar Silvio Luiz; entenda

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.