Juiz absolve Sikêra Jr após acusação de ataque misógino em rede social

Sikêra Jr
Sikêra Jr venceu influenciadora em processo na Justiça (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

A Justiça de São Paulo absolveu Sikêra Jr do processo em que uma influenciadora digital pediu indenização após ter sido alvo de postagem do apresentador da RedeTV!. A polêmica ocorreu em 2018, logo depois da vitória de Jair Bolsonaro (sem partido) nas urnas.

Nicole Resende Bonfim, que se apresenta nas redes sociais como Melzinho de Feira, usou o seu perfil do do Twitter para criticar o SBT por ressuscitar, na época, um slogan utilizado pela ditadura militar: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

“Paga a minha passagem, então, Silvio Santos do caralho”, disparou Nicole. Apoiador do presidente da República, Sikêra Jr respondeu ao comentário com a seguinte a frase: “Seu problema é a falta de rol*?”.

Nicole Resende, de 21 anos, então, afirmou ter sido alvo de um ataque misógino, processou o apresentador da RedeTV! e exigiu uma indenização de R$ 15 mil. “Não se trata de liberdade de expressão, mas de abuso de direito”, declarou à Justiça. “O fato de ser um jornalista popular gera na sociedade um clima de permissividade com relação a ataques misóginos“, completou.

Segundo informações do colunista Rogério Gentile, do UOL, o juiz Luís Mauricio Sodré de Oliveira declarou que a controvérsia judicial se dá “em um contexto histórico de forte antagonismo político, em que grupos de visão ideológica diferentes disputam o poder na sociedade brasileira”.

“A expressão ‘rola’ não pode ser retirada do contexto político e histórico”, completou o magistrado. De acordo com ele, a jovem não pode alegar ofensa a sua honra quando optou, “num ambiente de forte tensão política, por se posicionar a favor de um dos grupos que disputam o poder”.

O magistrado ainda afirmou que a influenciadora digital também se utilizou de uma expressão imprópria ao se referir a Silvio Santos. “Embora lamentável, não há como fugir da constatação de que tudo se trata de ofensas recíprocas, iniciadas, primeiramente, pela autora [Nicole]”, disse.

Em sua defesa, Sikêra Jr afirmou à Justiça que Nicole se coloca no papel de vítima, mas que é a responsável pelo início de várias discussões ofensivas nas redes sociais.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›