Justiça condena Record e Rogério Forcolen por polêmica com dentista

Record
Rogério Forcolen em sua estreia no Balanço Geral RJ; Record é condenada após episódio no jornalístico (Imagem: Reprodução / Record)

A Record e o apresentador Rogério Forcolen foram condenados pela Justiça do Rio de Janeiro por conta de um episódio envolvendo um dentista no Balanço Geral RJ. Na época, o profissional foi preso sob acusação de estupro, mas solto depois de comprovada sua inocência.

Em 2013, o dentista André Luiz Medeiros Biazucci Cardoso ficou atrás das grades sob acusação de cometer estupros em Belford Roxo, no Rio. O então acusado ficou sete meses preso até que a Justiça concluiu que a investigação policial que o levou à prisão estava cheia de falhas.

Além disso, um exame de DNA comprovou a inocência de André, segundo o UOL. Antes disso, no dia da prisão, Rogério Forcolen soltou ofensas contra o dentista durante o Balanço Geral RJ:

“Que ele tem uma cara de doidão, ele tem, né! De dentista sério ele não tem nada (…). Esse safado aí tem que conhecer a vara, né! A vara crime. Todo estuprador tem que conhecer a vara, meu irmão”.

Na sentença, o juiz André Luiz Nicolitt, da 20ª Vara Civil do Tribunal de Justiça do Rio, não concordou com o “cunho apelativo” da matéria do programa da Record e analisou:

“Ainda que a reportagem tenha cunho informativo e de interesse social, certo é que os réus não adotaram as cautelas necessárias antes de divulgar os dados do autor, além de terem abusado na forma”.

O magistrado salientou que “a substância da matéria levada a público pelo Balanço Geral extrapolou os limites do direito de informar, violando a eficácia horizontal da presunção de inocência (que atua sobre relações privadas) e fazendo um julgamento midiático, que é de fato inapelável, não raro imutável”.

Record lança argumento em ação, mas não funciona

No processo, a Record alegou que reproduziu informações prestadas pela polícia. Em 2014, o canal paulista exibiu uma reportagem no Jornal da Record sobre o erro policial cometido contra o dentista.

Em setembro de 2015, a ação judicial começou e quase sete anos depois, a decisão em primeira instância saiu no valor de R$ 100 mil.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.