Um dos principais narradores da Globo, Luís Roberto abriu o jogo sobre uma polêmica que se envolveu em 2014, quando fazia a transmissão da Copa do Mundo. Na época, o famoso soltou a frase “esses negros maravilhosos”, fazendo menção ao elenco francês.
VEJA ESSA
Ao UOL Esporte, o apresentador global revelou que, em um primeiro momento, temeu que o termo tivesse soado racista. O diretor da época chegou a pedir para que ele tomasse cuidado com as expressões que pudesse usar, pois poderia ser interpretado de forma equivocada.
“Eu perguntei se ele tinha sido entendido com um viés racista. Iria pedir desculpas na hora. Na minha família, eu cresci com um posicionamento antirracista dos meus pais. E meu pai sempre foi de futebol e foi um cara que me ensinou que esse mundo é inclusivo e diverso”, comentou.
Luís, então, foi pego de surpresa após o diretor ter explicado que muitas pessoas estavam questionando a sua sexualidade de maneira homofóbica. “Ah, é isso? Então tudo bem, porque isso é de cada um. Deixe que falem”, declarou.
O famoso garantiu que nunca chegou a ser repreendido por causa desse bordão: “A frase veio na hora, eu não me preparei, sabia dessa frase. Sou daqueles que não se prepara muito nesse sentido de escolher algumas expressões para o caso de acontecer determinadas coisas dentro do jogo”.
Luís Roberto fala sobre bordões
Ainda na entrevista, o global disse que a frase acabou virando meme. Mas ele concorda que há uma linha tênue entre o uso correto de um bordão e o exagero.
Ele disse que, em 2014, os seus bordões acabou sendo uma preocupação da Globo. Segundo Luís Roberto, antes a ideia era não deixar que uma pessoa que faz parte da transmissão fosse importante que o jogo.
Porém, para ele, as pessoas começaram, principalmente nas redes sociais, a criar “algo mais fora da caixa, porque existe essa identificação”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]