Luisa Mell está empenhada em salvar os animais que foram atingidos pela onda de lama que vazou da barragem da Vale, na cidade de Brumadinho, Minas Gerais. Após tentar, sem sucesso, salvar alguns animais atolados na lama, Luisa Mell se juntou à equipe de seu instituto para facilitar o trabalho.
A mobilização chamou atenção pela atuação em meio à catástrofe e vem trazendo alguns fatos à tona sobre como os animais estão sendo tratados na região. Para o jornal “Extra”, Mell contou que estava acompanhando o trabalho dos voluntários do instituto que leva seu nome. Ela revelou que os ativistas tiveram dificuldades durante os trabalhos.
Luisa Mell se dirigiu ao local após uma tentativa frustrada de salvar as vacas que estavam atoladas nos rejeitos da barragem. A apresentadora deixou clara sua revolta e indignação pela falta de apoio da Vale, responsável pela estrutura que, praticamente, explodiu.
De acordo com socorristas, há muitos animais presos na lama como vacas, cães e capivaras. Alguns pássaros presos em gaiolas que estavam em casas abandonadas foram soltos pelos bombeiros.
“Os voluntários do Instituto Luisa Mell estavam se preparando para trabalhar, mas falaram que outra barragem podia estourar, então voltaram à tarde para tentar tirar uma vaca da lama, mas tiveram que deixar os animais lá. Eles estão sem água, estão ali atolados morrendo. E a Vale só tem um helicóptero. Como assim só um? Estou bem revoltada. Vim pessoalmente pra tentar resolver, ter um olhar de perto para organizar melhor os resgates“, revelou a ativista.
Luisa Mell ainda contou que um sobrevoo na região, parte de suas atividades, foi cancelado. “Vou também me encontrar com os voluntários e participar da missão deles. Sei que as informações são bem desencontradas. Vamos ver o que conseguimos fazer por esses animais que não têm culpa nenhuma do que está acontecendo“, disse.
Procurada, a assessoria da Vale falou sobre a situação e garantiu que “o trabalho vem sendo desenvolvido por oito equipes, com apoio de biólogos da Vale e de empresas contratadas, especialistas em fauna silvestre, e veterinários“. “Uma unidade móvel de atendimento médico-veterinário já está em operação na região atingida. Está sendo realizado ainda o resgate da ictiofauna. Os animais estão sob os cuidados das empresas contratadas“, diz parte da resposta. “A Vale ressalta que todas as atividades estão alinhadas com as diretrizes de segurança definidas pela Defesa Civil“, diz trechos do comunicado da empresa.
https://www.instagram.com/p/BtMF3P0gd8n/
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.