Mania de Você: Por que a Globo esquece fracassos de autor de Avenida Brasil propositalmente
A Globo colocou no ar a primeira chamada de Mania de Você, a próxima novela das 9, na última segunda-feira (5), mas na hora de anunciar João Emanuel Carneiro como autor da obra, citou apenas uma novela feita por ele na faixa: Avenida Brasil (2012).
Considerado o maior sucesso do horário na última década, Avenida Brasil parou o país e assegurou altos índices de audiência, nada comparado ao alcançado pelas últimas produções de JEC no mesmo horário.
Depois de Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro voltou para a faixa nobre da Globo em 2015, com A Regra do Jogo. Antes de estrear, a novela recebeu a missão de elevar os índices do fracasso de Babilônia (25,4).
O folhetim estrelado por Alexandre Nero e Giovanna Antoneli ficou no ar por 167 capítulos e somou 28,5 de média. O streaming não era a concorrência de hoje e a Globo tinha como rivais apenas Record e SBT.
Globo esquece das duas novelas de João Emanuel Carneiro após Avenida Brasil
A falta de sucesso da novela não abalou João Emanuel, que voltou anos depois com Segundo Sol, em 2018. A novela substituiu O Outro Lado do Paraíso (38,2).
Com Adriana Esteves como a grande vilã Laureta e as participações de Deborah Secco, Emilio Dantas, Chay Suede, Giovanna Antoneli e Letícia Colin, a produção bateu 33,3 pontos e derrubou os índices do horário.
Fora da TV, o dramaturgo voltou com Todas as Flores, no Globoplay. Só depois de toda a novela na plataforma, a Globo lançou a trama na TV, na faixa das 23h00. A audiência geral foi de 16,7 pontos.
Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].